A The Document Foundation anunciou o lançamento oficial de sua suíte de escritório de código aberto, o LibreOffice 6.2. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
O LibreOffice é uma incrível suíte office desenvolvida pela The Document Foundation. Mas ele é bem mais que isso, o LibreOffice é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.
Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.
LibreOffice 6.2 lançado – Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar
Seis meses em desenvolvimento, a suíte de escritório do LibreOffice 6.2 já está disponível para download e apresenta uma nova interface de usuário chamada NotebookBar, que é baseada no conceito MUFFIN e anteriormente era um recurso experimental.
A UI do NotebookBar é opcional, não é habilitada por padrão, e vem em três tipos diferentes, com guias, agrupados e contextuais.
Sobre isso, a The Document Foundation disse o seguinte:
“A variante Tabbed tem como objetivo fornecer uma interface familiar para usuários provenientes de suítes proprietárias de escritórios e deve ser usada principalmente sem a barra lateral, enquanto a agrupada permite acessar funções de” primeiro nível “com um clique e” segundo nível ” funciona com um máximo de dois cliques.”
Nesta mesma data, a The Document Foundation lançou o LibreOffice 6.1.5.
Os destaques do lançamento do LibreOffice 6.2 incluem temas de ícones reformulados Elementary e Karasa Jaga, melhor compatibilidade com documentos do Microsoft Office como gráficos e animações, recursos de segurança de documentos graças à criptografia e implementação de verificação HMAC, bem como filtragem mais rápida de palavras-chave indexadas e realce de termos de pesquisa.
O Writer agora permite que os usuários copiem os dados da planilha em tabelas, em vez de inseri-los como objetos.
O Calc agora suporta análise de regressão multivariada por meio da ferramenta de regressão e apresenta uma nova função REGEX que permite associar texto a expressões regulares, e a saída da análise agora contém várias medidas estatísticas.
O Impress e o Draw agora permitem que os usuários modifiquem o caminho de movimento das animações, arrastando os pontos de controle. O Draw também recebeu um submenu Format Table.
Por último, mas não menos importante, o LibreOffice 6.2 torna o menu de contexto mais consistente em vários componentes da suíte de escritório, melhora o desempenho do rastreamento de alterações, especialmente ao lidar com documentos grandes, e aprimorou o pacote LibreOffice Online baseado em nuvem com um teclado na tela reformulado, bem como uma interface de usuário simplificada e mais responsiva para dispositivos móveis.
O LibreOffice 6.2 é o segundo lançamento pontual da série LibreOffice 6.xe será suportado até 30 de novembro de 2019, com nada menos que sete atualizações de manutenção, a primeira, o LibreOffice 6.2.1, sendo programada para o final do mês.
Para mais detalhes sobre essa versão, leia a nota de lançamento e assista o vídeo abaixo:
Como instalar ou atualizar o LibreOffice
Para instalar ou atualizar o LibreOffice, use um desses tutoriais:
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
Como instalar o LibreOffice no Linux Ubuntu 18.04 LTS e outras distros
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Ubuntu via PPA ou SNAP
Como instalar o LibreOffice beta no Linux via Snap