E foi lançado o LibreELEC 11.0.4 com Kodi 20.2, correções, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O LibreELEC é definido como “apenas o suficiente” para executar o centro de mídia Kodi. O LibreELEC é uma distribuição Linux criada para executar o Kodi em hardware atual e popular.
Esse projeto é uma evolução do projeto OpenELEC. O software LibreELEC será familiar para os usuários do OpenELEC. A distribuição é executada em computadores desktop x86, dispositivos Raspberry Pi e computadores ODroid e WeTek.
Agora, a distribuição LibreELEC 11.0.4 está disponível para download com base na última série de centro de mídia de código aberto Kodi.
Novidades do LibreELEC 11.0.4
Os desenvolvedores do LibreELEC, um projeto que desenvolve uma distribuição Linux multiplataforma com o centro de mídia Kodi, lançaram a versão final da série 11.x. A versão 11.0.4 atualiza o Kodi para a versão 20.2:
A versão final estável do LibreELEC 11.0.4 foi lançada, trazendo o Kodi (Nexus) 20.2 com correções adicionais.
LibreELEC 11 trás suporte experimental ao RPi 5. O foco do desenvolvimento do RPi 5 está no Kodi 21, que será lançado no início de 2024.
O único problema conhecido até agora é que a atualização da EEPROM ainda não é suportada na configuração LE (execute rpi-eeprom-update -a no shell).
Mudanças desde a versão 11.0.3:
- kodi foi atualizado para a versão 20.2 com correções adicionais
- Kernel linux foi atualizado para a versão6.1.68
- E uma lista completa de correções
- Várias pequenas correções para o RPi
- Várias pequenas correções para Allwinner
No Raspberry Pi, a decodificação H264 HW de 50/60fps pode ser necessária force_turbo=1ou core_freq_min=500em config.txt para evitar problemas/saltos de sincronização AV.
Além disso, o Kodi no RPi4 roda em 4096×2160 em vez de 3840×2160 em TVs 4k após nova instalação. Configure o Kodi conforme descrito no wiki e opcionalmente adicione hdmi_enable_4kp60=1 ao config.txt e habilite HDMI UltraHD Deep Color na configuração da porta HDMI da sua TV para obter modos 4kp60.
LibreELEC 11.04 está disponível para dispositivos Raspberry Pi, Allwinner, Rockchip, Amlogic, NXP e x86_64 genéricos, bem como imagens OVA para VirtualBox. Confira o link de download mais abaixo.
Sim. Foi adicionada uma imagem Generic-Legacy que executa a pilha gráfica X11 mais antiga usada no LE v7-v10. Você pode atualizar entre as imagens GBM e X11 sem problemas.
A imagem genérica agora executa a mesma pilha gráfica GBM/V4L2 que usamos há muito tempo com plataformas ARM. Agora suporta HDR com GPUs AMD e Intel recentes.
Use a imagem Generic-Legacy se:
- Você precisa de suporte para GPUs nVidia
- Você precisa de suporte para o complemento do navegador Chrome
- Você vê falhas gráficas em hardware mais antigo, por exemplo, NUC 6ª geração, GPUs AMD
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o LibreELEC 11.0.4
A imagem ISO do LibreELEC 11.0.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux