E foi lançado o LibreELEC 10 Matrix com melhor suporte para Raspberry Pi 4, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O LibreELEC é definido como “apenas o suficiente” para executar o centro de mídia Kodi. O LibreELEC é uma distribuição Linux criada para executar o Kodi em hardware atual e popular.
Esse projeto é uma evolução do projeto OpenELEC. O software LibreELEC será familiar para os usuários do OpenELEC. A distribuição é executada em computadores desktop x86, dispositivos Raspberry Pi e computadores ODroid e WeTek.
Agora, a distribuição LibreELEC 10 está disponível para download com base na última série de centro de mídia de código aberto Kodi 19 “Matrix”.
Novidades do LibreELEC 10 Matrix
LibreELEC 10 está aqui para trazer Kodi 19 “Matrix” para usuários LibreELEC e vem com melhor suporte para dispositivos Raspberry Pi 4, suportando saída HDMI até 4Kp30, saída HDR (HDR10 e HLG), passagem de áudio HD (Dolby TrueHD e DTS HD), bem como decodificação de hardware H264 e H265.
No entanto, ainda existem muitos bloqueadores que podem não permitir que você aproveite uma experiência LibreELEC perfeita no Raspberry Pi 4 SBC.
Por exemplo, não há desentrelaçamento com os decodificadores de vídeo de hardware, a saída de vídeo de 10 e 12 bits não é implementada e o complemento Hyperion não funciona mais, pois não oferece suporte à nova pilha de drivers gráficos.
Como os desenvolvedores se concentram no suporte do Raspberry Pi 4, este lançamento deixa o suporte para Raspberry Pi Zero e Raspberry Pi SBCs de primeira geração, oferecendo apenas drivers incompletos e instáveis para os modelos Raspberry Pi 2 e 3.
Drivers estáveis e em bom funcionamento são fornecidos para dispositivos Allwinner, Generic e Rockchip.
Entre outras mudanças dignas de nota, LibreELEC 10 oferece duas alternativas como soluções alternativas para problemas de exibição para as configurações hdmi_mode, hdmi_group, hdmi_edid_file, etc. no arquivo config.txt.
Estes são o comando getedid create para instalar um arquivo EDID permanente e o parâmetro video=… kernel para forçar um modo de vídeo.
A saída de áudio analógica é desativada por padrão nesta versão, então você terá que adicionar as opções dtparam=audio=on e audio_pwm_mode=1 ao arquivo config.txt para ativá-la.
Nos bastidores, o LibreELEC 10 é baseado no lançamento Kodi 19.1 dessa popular central de mídia de código aberto.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o LibreELEC 10 Matrix
Você pode baixar o LibreELEC 10 para o seu dispositivo agora mesmo no site oficial. A imagem ISO do LibreELEC 10 Matrix já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários que executam uma versão de desenvolvimento do LibreELEC 10 (Beta ou RC1) serão atualizados automaticamente para a versão final, enquanto os usuários do LibreELEC 9.2 terão que atualizar manualmente suas instalações.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux