E foi lançado o Libreboot 20240504 com melhorias de estabilidade, correções, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
O projeto Libreboot fornece firmware de inicialização gratuito que inicializa o hardware (por exemplo, controlador de memória, CPU, periféricos) em alvos específicos Intel/AMD x86 e ARM, que então inicia um gerenciador de inicialização para seu sistema operacional.
Nele, sistemas GNU+Linux e BSD são bem suportados, e ele substitui o firmware proprietário do BIOS/UEFI.
Segundo o projeto, da mesma forma que Debian é uma distribuição Linux, libreboot uma distribuição coreboot.
Se você deseja criar uma imagem ROM do zero, caso contrário, precisará executar a configuração de nível avançado do coreboot, GRUB e qualquer outro software necessário para preparar a imagem ROM.
Libreboot é um substituto de BIOS/UEFI gratuito e de código aberto com ênfase em segurança, baseado em Coreboot e projetado para máquinas x86 e ARM.
Ele vem com suporte para cargas úteis GRUB e SeaBIOS Coreboot e um sistema de compilação automatizado para configuração e instalação de imagens ROM Coreboot.
Com o libreboot, você pode literalmente fazer o download do Git ou de um arquivo de origem e executar o make, e ele criará imagens ROM inteiras.
Um sistema de compilação automatizado, chamado lbmk(Libreboot MaKe), cria essas imagens ROM automaticamente, sem qualquer entrada ou intervenção do usuário necessária, pois configuração já foi realizada com antecedência.
Agora, o Libreboot 20240504 foi lançado como o downstream do Coreboot focado em fornecer apenas substituições de firmware de código aberto puro para plataformas BIOS/UEFI proprietárias em comparação com todos os blobs permitidos no Coreboot upstream.
Novidades do Libreboot 20240504
Sim. Recentemente foi anunciado o lançamento da nova versão do Libreboot 20240504, que está marcada como estável (a versão estável anterior era o Libreboot 20230625) e que será a versão que servirá de base para a versão de teste que está prevista para ser lançada em o verão deste ano.
A nova versão estável do Libreboot, 20240504, adiciona recursos como suporte USB3 na carga útil do GRUB e uma série de correções, como problemas de conectividade Wi-Fi em computadores HP.
Como dito antes, esta versão é uma versão estável, portanto tem como foco a melhoria da estabilidade e correção de bugs, principalmente em placas que já eram suportadas.
O lançamento se destaca pela integração das alterações acumuladas ao longo de um ano nas filiais de teste do Libreboot.
Entre as mudanças e melhorias mais importantes que se destacam no Libreboot 20240504 estão, por exemplo, melhorias no processo de compilação do Libreboot.
Agora, ao criar um tarball, ele será reportado no terminal para evitar confusão sobre o status da compilação. Além disso, o manuseio de arquivos temporários foi simplificado, garantindo uma limpeza mais eficaz após a compilação.
Outra novidade do Libreboot 20240504 é a atualização do GRUB para a versão 2.12, com a incorporação de patches que adicionam suporte para USB 3.0 e o uso de hashes argon2 para gerar chaves em partições criptografadas LUKS2, em vez de PBKDF2 e que SeaBIOS agora permite inicializar a partir de Unidades SSD NVMe.
Além disso, são incorporadas diversas correções, diferentes dispositivos, com destaque para a solução de problemas relacionados à retomada do estado S3 em outros modelos Dell Latitude. Problemas de conectividade WiFi em laptops HP EliteBook 8560w também foram resolvidos.
Uma das correções mais notáveis nesta versão é a correção para suspensão/retomada em laptops Dell Latitude Ivybridge/Sandybridge, bem como correção de WiFi no HP EliteBook 8560w por meio de configurações GPIO. Embora o botão ativar/desativar WiFi ainda não esteja funcional, essa correção garante conectividade WiFi estável e confiável.
Do lado das melhorias de suporte, foi adicionado suporte para Dell OptiPlex 9020 SFF/MT, incluindo compatibilidade com TPM e ativação do TPM por padrão, além disso, o controle do ventilador nesses dispositivos foi corrigido, o que melhora o desempenho e a temperatura do sistema. Também foi adicionado suporte para o Dell Latitude E5420.
Das outras mudanças que se destacam no Libreboot 20240504, temos:
- Para atualizar imagens do Libreboot nas placas-mãe, foi implementado o uso de flashprog em vez de flashrom
- Habilite o console serial por padrão, em placas AMD
- OptiPlex 9020 SFF/MT desativou IOMMU por padrão para corrigir um problema e poder usar placas gráficas
- Adicionado suporte dell-flash-unlock para NetBSD
- util/autoport: Novo utilitário, importado da versão coreboot, mas com patches adicionais combinados para plataformas Haswell.
- Adicionado suporte dell_flash_unlock para FreeBSD
- Adicionadas teclas de atalho GRUB
- Agora você pode manter pressionada a tecla Shift na inicialização para desativar o gfxterm ou manter pressionada a tecla CTRL para ativar a saída serial.
Para saber mais sobre essa versão do Libreboot, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Libreboot
Para instalar a versão mais recente do Libreboot nas principais distribuições Linux, acesse essa página de documentação do projeto: