E foi lançado o Libreboot 20240225 com suporte a mais dispositivos, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
O projeto Libreboot fornece firmware de inicialização gratuito que inicializa o hardware (por exemplo, controlador de memória, CPU, periféricos) em alvos específicos Intel/AMD x86 e ARM, que então inicia um gerenciador de inicialização para seu sistema operacional.
Nele, sistemas GNU+Linux e BSD são bem suportados, e ele substitui o firmware proprietário do BIOS/UEFI.
Segundo o projeto, da mesma forma que Debian é uma distribuição Linux, libreboot uma distribuição coreboot.
Se você deseja criar uma imagem ROM do zero, caso contrário, precisará executar a configuração de nível avançado do coreboot, GRUB e qualquer outro software necessário para preparar a imagem ROM.
Libreboot é um substituto de BIOS/UEFI gratuito e de código aberto com ênfase em segurança, baseado em Coreboot e projetado para máquinas x86 e ARM.
Ele vem com suporte para cargas úteis GRUB e SeaBIOS Coreboot e um sistema de compilação automatizado para configuração e instalação de imagens ROM Coreboot.
Com o libreboot, você pode literalmente fazer o download do Git ou de um arquivo de origem e executar o make, e ele criará imagens ROM inteiras.
Um sistema de compilação automatizado, chamado lbmk(Libreboot MaKe), cria essas imagens ROM automaticamente, sem qualquer entrada ou intervenção do usuário necessária, pois configuração já foi realizada com antecedência.
Agora, o Libreboot 20240225 foi lançado como o downstream do Coreboot focado em fornecer apenas substituições de firmware de código aberto puro para plataformas BIOS/UEFI proprietárias em comparação com todos os blobs permitidos no Coreboot upstream.
Novidades do Libreboot 20240225
Sim. Leah Rowe anunciou uma nova versão (20240225) da alternativa de firmware BIOS/UEFI gratuita e de código aberto Libreboot que adiciona suporte para mais hardware, bem como outras melhorias.
Libreboot 20240225 está aqui cerca de um mês após o lançamento anterior e é mais um lançamento de “teste” que só deve ser usado por aqueles corajosos o suficiente para substituir seu firmware BIOS/UEFI proprietário por um de código aberto.
Uma nova versão estável do Libreboot chegará por volta de junho ou julho de 2024.
Esta versão traz suporte para novas placas-mãe, incluindo HP EliteBook 8560w (inclui manuseio MXM no SeaBIOS), Dell Latitude E5520, Dell Latitude E5530, Dell Latitude E6520, Dell Latitude E6420, Dell OptiPlex 9020/7020 SFF (e XE2 SFF), também como Dell OptiPlex 9020/7020 MT (e XE2 MT), este último sendo testado com MRCs Haswell e Broadwell.
Outra mudança importante na versão Libreboot 20240225 que irá melhorar o suporte de hardware no futuro é o uso do software flashprog como substituto do flashrom como ferramenta para identificar, ler, escrever, verificar e apagar chips flash.
Libreboot usa flashprog para atualizar imagens de firmware BIOS/UEFI em placas-mãe.
Leah Rowe disse que:
“Este é o primeiro lançamento do Libreboot a incluir fontes flashprog, em vez de flashrom. No futuro, não forneceremos suporte para flashrom. Apenas flashprog. A distribuição do flashprog do Libreboot também inclui a solução alternativa macronix (útil ao atualizar externamente o ThinkPad X200).”
Esta versão também atualiza o utilitário pico-serprog para suportar o controle de múltiplas seleções de chips, permitindo que você defina seleções de chips não utilizadas como altas, o que pode ser útil ao atualizar externamente em um sistema baseado em Intel IFD onde os dois flashes estão conectados, mas sem resistores entre as linhas de dados compartilhadas.
Por último, mas não menos importante, os desenvolvedores atualizaram o script de lançamento do U-Boot para suportar a geração de arquivos de origem U-Boot independentes (por exemplo, ./update release -m u-boot).
Além disso tudo, vários problemas também foram resolvidos.
Para saber mais sobre essa versão do Libreboot, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Libreboot
Para instalar a versão mais recente do Libreboot nas principais distribuições Linux, acesse essa página de documentação do projeto: