Libreboot 20240126 lançado com suporte para novos hardwares

E foi lançado o Libreboot 20240126 com suporte para novos hardwares, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O projeto Libreboot fornece firmware de inicialização gratuito que inicializa o hardware (por exemplo, controlador de memória, CPU, periféricos) em alvos específicos Intel/AMD x86 e ARM, que então inicia um gerenciador de inicialização para seu sistema operacional.

Nele, sistemas GNU+Linux e BSD são bem suportados, e ele substitui o firmware proprietário do BIOS/UEFI.

Segundo o projeto, da mesma forma que Debian é uma distribuição Linux, libreboot uma distribuição coreboot.

Se você deseja criar uma imagem ROM do zero, caso contrário, precisará executar a configuração de nível avançado do coreboot, GRUB e qualquer outro software necessário para preparar a imagem ROM.

Libreboot é um substituto de BIOS/UEFI gratuito e de código aberto com ênfase em segurança, baseado em Coreboot e projetado para máquinas x86 e ARM.

Ele vem com suporte para cargas úteis GRUB e SeaBIOS Coreboot e um sistema de compilação automatizado para configuração e instalação de imagens ROM Coreboot.

Com o libreboot, você pode literalmente fazer o download do Git ou de um arquivo de origem e executar o make, e ele criará imagens ROM inteiras.

Um sistema de compilação automatizado, chamado lbmk(Libreboot MaKe), cria essas imagens ROM automaticamente, sem qualquer entrada ou intervenção do usuário necessária, pois configuração já foi realizada com antecedência.

Agora, o Libreboot 20240126 foi lançado como o downstream do Coreboot focado em fornecer apenas substituições de firmware de código aberto puro para plataformas BIOS/UEFI proprietárias em comparação com todos os blobs permitidos no Coreboot upstream.

Novidades do Libreboot 20240126

Libreboot 20240126 lançado com suporte para novos hardwares
Libreboot 20240126 lançado com suporte para novos hardwares

Depois de mais de dois meses e meio em desenvolvimento, o Libreboot 20240126 está aqui para apresentar suporte para novas placas-mãe, incluindo Dell Latitude E6530, HP EliteBook 820 G2, HP Compaq Elite 8300 CMT, HP EliteBook 8460p e a variante eDP do Lenovo ThinkPad X220.

Esta versão também introduz suporte para o bootloader GRUB 2.12, bem como suporte GRUB para partição de sistema EFI, implementando a capacidade da carga GRUB do Libreboot de verificar o arquivo de configuração GRUB dos diretórios EFI/.

Além de verificar as configurações do GRUB, ele também pode verificar diretamente as configurações EXTLINUX e SYSLINUX.

A desenvolvedora Leah Rowe explica que:

“A alteração acima relativa ao ESP também foi aplicada à inicialização de instaladores (por exemplo, mídia USB). A verificação de configuração do Syslinux/Extlinux/GRUB foi mesclada lá, então agora muito mais instaladores de distribuição devem inicializar automaticamente, sem ajustes/intervenção manual do usuário.”

Entre outras mudanças dignas de nota, a versão Libreboot 20240126 otimiza ainda mais o sistema de compilação em termos de tamanho de código e desempenho, atualiza para uma revisão mais recente do Coreboot de janeiro de 2024, adiciona suporte para configuração de xarch para U-Boot e adiciona a capacidade de re- use compilações crossgcc em árvores Coreboot.

Além disso, ele atualiza a configuração de dependências para pacotes do Arch Linux, simplifica bastante o script include/git.sh para lidar com o download de fontes, adiciona suporte para manipulação genérica do CMake, unifica script/update/trees e script/build/grub e corrige muitos bugs.

Para saber mais sobre essa versão do Libreboot, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Libreboot

Para instalar a versão mais recente do Libreboot nas principais distribuições Linux, acesse essa página de documentação do projeto:

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.