Libadwaita 1.4 lançada com diversas melhorias

E foi lançada a Libadwaita 1.4 diversas melhorias, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

Libadwaita é uma biblioteca GTK 4 que complementa o GTK implementando as Diretrizes de Interface Humana do GNOME (HIG). Ou em outras palavras, Libadwaita separa GNOME e GTK.

É o sucessor do Libhandy, que desempenhou um papel fundamental na formação da linguagem visual e da experiência do usuário dos aplicativos GNOME até o GNOME 40.

Também vale a pena mencionar que o código da biblioteca é escrito em linguagem C e é distribuído sob a licença LGPL 2.1+.

A biblioteca inclui widgets e objetos prontos para uso para a criação de aplicativos em conformidade com o estilo geral do GNOME, cuja interface pode ser adaptada de forma responsiva a qualquer tamanho de tela.

A biblioteca libadwaita é usada em conjunto com o GTK4 e inclui componentes do skin Adwaita usados ​​no GNOME que foram movidos do GTK para uma biblioteca separada.

Mover as imagens do GNOME para uma biblioteca separada permite que as alterações necessárias para o GNOME sejam desenvolvidas separadamente do GTK, permitindo que os desenvolvedores do GTK se concentrem no básico e os desenvolvedores do GNOME impulsionem suas próprias alterações de estilo com mais rapidez e flexibilidade sem afetar o GTK.

A biblioteca inclui widgets padrão que abrangem vários elementos da interface, como listas, painéis, blocos de edição, botões, guias, formulários de pesquisa, caixas de diálogo, etc.

Os widgets propostos permitem criar interfaces universais que funcionam perfeitamente tanto em telas grandes de PCs e laptops quanto em pequenas telas sensíveis ao toque de smartphones.

A interface do aplicativo muda dinamicamente com base no tamanho da tela e nos dispositivos de entrada disponíveis. A biblioteca também inclui um conjunto de estilos Adwaita que trazem a aparência das diretrizes do GNOME sem a necessidade de personalização manual.

Agora, o Projeto GNOME anunciou recentemente o lançamento da biblioteca Libadwaita 1.4.

Novidades da Libadwaita 1.4

Libadwaita 1.4 lançada com diversas melhorias
Libadwaita 1.4 lançada com diversas melhorias

Sim. Foi anunciado o lançamento da nova versão da biblioteca Libadwaita 1.4, na qual são apresentadas diversas melhorias e das quais se destacam o novo sistema Breakpoint, novos widgets adaptativos, melhorias nos botões voltar, melhorias nas visualizações, divisões, novos estilos e muitas outras coisas.

Nesta nova versão apresentada do Libadwaita 1.4, foram propostos novos widgets adaptativos que se ajustam ao tamanho da área visível, e o novo conjunto fornece suporte correto para redimensionamento aninhado (por exemplo, quando alterar o tamanho da barra lateral envolve redimensionar botões e interruptores).

Além disso, foram corrigidos problemas com efeitos animados ao mudar de modo, o tratamento das alterações de largura foi modificado e a flexibilidade de uso aumentou (por exemplo, na versão móvel, você pode mover alguns dos widgets do cabeçalho para o painel inferior) .

Outras mudanças que se destacam na nova versão do Libadwaita 1.4 é que foi implementado um sistema de breakpoint, a classe Breakpoint, que permite que a interface do usuário seja alterada de qualquer forma dependendo do tamanho da janela. Os pontos de interrupção, entre outras coisas, podem ser definidos declarativamente por meio de arquivos de UI.

Além disso, o widget AdwNavigationView implementa um padrão de navegação que substitui o widget AdwLeaflet no modo “can-unfold=false”, fornecendo uma pilha de navegação que pode ser configurada estaticamente (por meio de arquivos UI) ou dinamicamente, e suporta Navigation.push e Navigation.pop ações para colocar páginas diretamente do arquivo UI.

O widget AdwHeaderBar agora tem a capacidade de exibir automaticamente o cabeçalho correto para cada página de navegação, bem como exibir um botão Voltar para ir para a página anterior ou exibir um menu para selecionar quais páginas ir.

Também notável é que foi adicionado um widget AdwNavigationSplitView que possui dois filhos (uma barra lateral e conteúdo) que aparecem lado a lado. O tamanho da barra lateral pode ser selecionado como uma determinada porcentagem da largura total da área visível.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Adicionado um widget para exibir switches AdwSwitchRow , implementado como uma subclasse de AdwActionRow contendo GtkSwitch.
  • Adicionado o widget AdwSpinRow com uma implementação de linha de lista que inclui um GtkSpinButton.
  • Adicionada uma nova classe de estilo » .property » para exibir propriedades.
  • Adicionada a função adw_about_window_new_from_appdata() para simplificar a criação de janelas com informações sobre o programa.
  • O widget AdwComboRow agora oferece suporte a campos de pesquisa.
  • Adicionada propriedade AdwPreferencesPage:description para exibir a descrição na parte superior da página.
  • O widget AdwTabOverview modificou significativamente seu tratamento de miniaturas para funcionar melhor com WebKitWebView.
  • A cor dos cabeçalhos e das barras de ferramentas em temas claros foi alterada para branco em vez de cinza. A cor cinza agora está incluída nas barras laterais.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME Libadwaita 1.4, acesse a nota de lançamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.