E foi lançada a biblioteca GTK Libadwaita 1.2 com ótimas melhorias. Confira as novidades dessa importante atualização.
Libadwaita é uma biblioteca GTK 4 que complementa o GTK implementando as Diretrizes de Interface Humana do GNOME (HIG). Ou em outras palavras, Libadwaita separa GNOME e GTK.
É o sucessor do Libhandy, que desempenhou um papel fundamental na formação da linguagem visual e da experiência do usuário dos aplicativos GNOME até o GNOME 40.
Ao longo do ano passado, Libadwaita tem sido empolgante e contencioso na comunidade Linux, particularmente entre os devotos do GNOME Desktop. E, claro, não sem motivo, pois é o novo caminho que o Projeto GNOME segue desde sua versão 41.
O GNOME 42, a versão mais recente, inclui o Libadwaita 1.1. E agora, meio ano após o 1.1, como uma agradável surpresa para todos os amantes do popular ambiente de desktop, o lançamento estável do Libadwaita 1.2 foi anunciado.
Novidades da Libadwaita 1.2
O layout de mensagens adaptáveis é um dos principais recursos destacados na nova versão. Isso não é surpresa, já que um dos principais desenvolvedores do Labadwaita trabalha na Purism, uma empresa que colaborou com o GNOME no desenvolvimento de software.
Mas voltemos ao ponto. A interface de mensagens do GNOME às vezes “transborda” para fora da tela principal do aplicativo. Felizmente, este não é mais o caso, graças ao Libadwaita 1.2.
O Adwaita Message Dialog (AdwMessageDialog) é um novo widget que substitui o GtkMessageDialog atualmente utilizado.
É totalmente adaptável e, ao reduzir a janela, primeiro limita seu tamanho ao do aplicativo pai. Então, se isso não for suficiente, ele posiciona os botões verticalmente.
O outro novo recurso significativo no Libadwaita 1.2 é o widget Adwaita Entry Row. É um novo tipo de linha de lista em caixa com uma entrada embutida cujo título funciona como o espaço reservado da entrada.
A conhecida caixa de diálogo “Sobre” para todos os usuários, que fornece informações extras sobre o aplicativo, também mudou. Inicialmente planejado para o Libadwaita 1.0, agora está incluído no Libadwaita 1.2.
A nova janela é totalmente adaptável e oferece detalhes significativamente mais bem estruturados e anteriormente difíceis de integrar.
Finalmente, devemos acrescentar que alguns estilos possuem melhorias visuais no Libadwaita 1.2. Isso é especialmente verdadeiro para a barra de guias na variante escura do tema GTK, onde o contraste é aprimorado e é muito mais fácil reconhecer qual guia está selecionada agora.
Além das coisas mencionadas acima, o Libadwaita 1.2 também inclui vários pequenos ajustes.
Então, em conclusão, o que podemos dizer? Este novo Libadwaita 1.2 foi projetado para ser mais moderno, suporta um contraste de variante escuro mais adequado, atualizações de classes de estilo, notificações aprimoradas e muito mais.
É claro que o Libadwaita 1.2 não será incluído no GNOME 43, que deve ser lançado em alguns dias, mas certamente fará parte de futuras versões do ambiente de desktop.
Alguns dos novos recursos do Libadwaita 1.2 incluem layout adaptável de mensagens e um novo tipo de linhas de lista em caixa contendo uma entrada em linha.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME Libadwaita 1.2, acesse a nota de lançamento.