Se você queria saber se o Lenovo USB-C 7-in-1 funciona no Linux, confira os detalhes dos testes do Phoronix e os relatos de usuários.
Para aqueles que consideram o Lenovo USB-C 7-in-1 Hub para conectar ao seu laptop Lenovo para desfrutar de carregamento de energia USB-C, saída HDMI e portas USB adicionais, ele funciona no Linux.
Lenovo USB-C 7-in-1 funciona no Linux?
Embora alguns usuários tenham problemas aparentemente relacionados ao firmware, pelo menos nos testes do site Phoronix no mês passado, esse hub USB-C de US$ 50~60 (USD) está funcionando bem no Linux.
O Hub USB-C 7 em 1 da Lenovo pode funcionar com adaptadores de energia USB-C 45W/64W no modo de passagem para suporte de carregamento, além de ter um leitor de cartão SD/TF, três portas USB-A e uma saída HDMI.
Essa saída HDMI pode acionar uma tela 4K e foi usado com sucesso em tal configuração. As portas USB são duas USB-A 3.1 Gen 1 e uma porta USB-A 2.0.
Quando alguém compra o Lenovo USB-C 7-in-1 Hub, sua intenção é obter carregamento, conectividade USB de teclado/mouse e saída 4K HDMI funcionando com um único cabo USB-C de um Lenovo ThinkPad. Em particular, o AMD Ryzen 7 PRO 5850U equipado com Lenovo ThinkPad T14s Gen2.
Nos testes deste Lenovo USB-C Hub no Ubuntu 21.10 e Fedora Workstation 35, está funcionando bem, incluindo a saída HDMI 4K, o que já foi a principal preocupação.
Assim como a crescente gama de produtos da Lenovo que suportam o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) com Fwupd para atualização de firmware no Linux, este Hub USB-C 7 em 1 suporta LVFS/Fwupd. Mas, recentemente, não houve atualizações de firmware para testar essa funcionalidade.
Embora, para alguns, a experiência tenha sido agradável usando o Hub USB-C 7-in-1, o dispositivo aparentemente não funcionou tão bem para ninguém.
Houve relatos do hub causando problemas para alguns, mas parece resultar daqueles que executam versões do Linux como o Ubuntu 20.10 e anteriores.
Há também um tíquete relacionado ao firmware que remonta a março passado sobre problemas relacionados a instabilidades de USB/rede.
Mas pelo menos com o Ubuntu 21.10 e Fedora Workstation 35 com as atualizações mais recentes, não ocorreu esses problemas.
Então, se você está considerando o Lenovo USB-C 7-in-1 Hub, certifique-se de poder executar o kernel mais recente/pilha de software para evitar problemas potenciais.
Mas para encurtar a história, pelo menos para os propósitos do autor do site Phoronix, este Lenovo USB-C 7-in-1- Hub continua funcionando muito bem para um dispositivo de US$ 50~60 USD para obter carregamento de energia USB-C, saída HDMI 4K e portas USB funcionando através de um único cabo para um ThinkPad (e outros notebooks) nas distribuições Linux mais recentes.
O preço também é muito melhor do que os docks USB-C da Dell e similares custaram no passado. Este Lenovo USB-C Hub pode ser encontrado em sites como Amazon.com.