Segundo informações de Evan Blass, a Lenovo pode lançar um tablet E Ink chamado SmartPaper. Confira os detalhes desse dispositivo.
O Lenovo Yoga Paper é um tablet E Ink com uma tela em escala de cinza de 10,3 polegadas que suporta caneta e entrada de toque, um processador Rockchip RK3566, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e software baseado em Android.
Anunciado pela primeira vez no início deste ano, o Yoga Paper está disponível na China por cerca de US$ 400 ou mais, contudo, a Lenovo ainda não anunciou planos de vender o tablet em outros países. Mas isso pode mudar em breve.
Em uma série de tweets, Evan Blass revelou os planos da Lenovo para o Consumer Electronics Show de 2023. Entre outras coisas, ele diz que a Lenovo apresentará um tablet E Ink chamado SmartPaper.
Lenovo pode lançar um tablet E Ink chamado SmartPaper
A julgar pelas fotos, o SmartPaper parece idêntico ao tablet Yoga Paper. As únicas diferenças óbvias que posso encontrar são o nome e o fato de que o texto nas imagens parece estar em inglês e não em chinês.
Embora seja certamente possível que a Lenovo altere algumas especificações ou recursos para a versão global do tablet, ficaria surpreso se variasse muito em relação à versão disponível na China, que apresenta:
- Tela: tela E Ink Carta 1200 de 10,3 polegadas
- Processador: Processador Rockchip RK3566 (4 núcleos ARM Cortex-A55 a 2 GHz + gráficos Mali-G52EE e 1 NPU TOPS)
- Memória/Armazenamento: 4 GB + 64 GB
- Suporte para caneta: 4096 níveis de sensibilidade à pressão e latência de 23ms
- Dimensões: 5,5 mm de espessura
- Materiais: alumínio CNC
- Bateria: 3.350 mAh (até 10 semanas em standby)
- Wireless: WiFi, Bluetooth 5.2, suporte para exibição sem fio
O tablet tem uma moldura mais grossa em um dos lados e possui um slot para guardar a caneta digital quando não estiver em uso.
Embora este seja o primeiro tablet da Lenovo com apenas uma tela E Ink, a empresa se envolveu com a tecnologia algumas vezes ao longo dos anos, lançando alguns notebooks de tela dupla diferentes que usavam ePaper para uma tela (embora às vezes essa tela fosse na verdade um teclado ).
Não há informações sobre quanto custará o tablet SmartPaper da Lenovo nos EUA e em outros mercados globais, ou quando você poderá comprar um. Mas provavelmente aprenderemos mais quando o Consumer Electronics Show começar na próxima semana.
A Lenovo dificilmente é a única empresa que atua no espaço E Ink & pen tablet atualmente. A Sony ajudou a criar o espaço E-Note com sua linha de papel digital. ReMarkable fez seu nome nos últimos anos.
Algumas empresas chinesas menos conhecidas, como Onyx BOOX e Bigme, têm vários modelos com recursos semelhantes. E algumas das empresas mais conhecidas no espaço eReader, incluindo Kobo e Amazon, também lançaram seus próprios modelos.
Não posso deixar de me perguntar se realmente há demanda suficiente para o nível de concorrência que estamos vendo, e não ficaria surpreso em ver algumas das maiores empresas saindo do espaço nos próximos anos se a resposta for não.
Mas, por enquanto, parece uma era de ouro dos tablets E Ink, para aqueles dispostos a gastar dinheiro em um tablet digital para ler e escrever. Os tablets com telas E Ink ainda tendem a ser mais caros do que os modelos com telas LCD.