De acordo com o Bloomberg Law, a Lenovo pagará U$$ 7.3 milhões por instalar adware em notebooks. Confira os detalhes desse assunto.
- Conheça algumas maneiras fáceis de baixar vídeos do YouTube (e outros) no Linux
- Como instalar o cliente Spotify spotify-qt no Linux via Snap
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
A Lenovo chegou a um acordo em uma ação coletiva movida por consumidores que descobriram que sua privacidade e segurança online foram afetadas depois que o VisualDiscovery da Superfish foi pré-instalado em seus laptops.
A moção para aprovação preliminar diz o seguinte:
“No início de 2014, a Lenovo e a Superfish firmaram uma parceria de negócios para instalar o software Superfish chamado VisualDiscovery em 28 modelos de laptops da Lenovo. O VisualDiscovery não foi divulgado aos consumidores.”
De acordo com um alerta da “Vulnerabilidade SuperFish” publicado pela Lenovo em seu site de suporte após a descoberta do software pré-instalado pelos consumidores, o software de pesquisa de comparação VisualDiscovery foi projetado para funcionar em segundo plano, interceptando o tráfego HTTP(S) com a ajuda de um certificado raiz autoassinado que permitia descriptografar e monitorar todo o tráfego, criptografado ou não.
O mesmo comunicado da Lenovo referente ao software pré-carregado SuperFish diz que os notebooks Lenovo afetados foram a E-Series, Edge Series, Flex-Series, G-Series, Miix-Series, S-Series, U-Series, Y-Series, Yoga-Series e Z-Series.
Os consumidores que entraram com a ação coletiva contra a Lenovo, afirmam que o software Superfish que a Lenovo adicionou a seus laptops, também estava degradando o desempenho de seus computadores, executando continuamente os recursos do sistema que consumiam fundos e injetando anúncios em sites visitados.
O software de adware da Superfish foi adicionado a cerca de 800.000 notebooks
Sobre isso, o acordo diz o seguinte:
“O VisualDiscovery foi instalado em quase 800.000 laptops da Lenovo vendidos nos Estados Unidos entre 1º de setembro de 2014 e 28 de fevereiro de 2015. Em 18 de janeiro de 2015, em resposta a reclamações crescentes sobre os efeitos do VisualDiscovery, A Lenovo instruiu a Superfish para desativá-lo no nível do servidor. “
Lenovo pagará U$$ 7.3 milhões por instalar adware em notebooks
O acordo também estabelece que a Lenovo deve efetuar um pagamento de U$$ 7.300.000, que será adicionado ao Fundo de Liquidação iniciado pelo pagamento de U$$ 1.000.000, feito anteriormente pela Superfish.
Dos 800.000 que compraram os laptops que vieram com o VisualDiscovery pré-instalado, os 500.000 que registraram seus dispositivos com a Lenovo ou compraram de varejistas como a Best Buy e a Amazon, e estes serão contatados diretamente pela empresa chinesa e informados sobre o acordo.
O restante dos clientes que não puderem ser alcançados imediatamente, a Lenovo usará várias plataformas de publicidade on-line, do Google ao Twitter e ao Facebook, para alcançá-los.
O que está sendo falado no blog
- Conheça GPD Win 2, um incrível console de jogos com Linux
- Lenovo pagará U$$ 7.3 milhões por instalar adware em notebooks
- Ubuntu Touch OTA-6 virá com melhorias no navegador e mais
- EXTON OpSuS Rpi, um openSUSE Tumbleweed com Xfce Desktop
- Como instalar o Curlew Multi-Converter no Ubuntu e derivados
- Janela sempre no topo: Como definir um atalho para essa função