Lenovo oferecerá atualizações automáticas de firmware para PC’s com Linux

Finalmente a Lenovo oferecerá atualizações automáticas de firmware para PCs com Linux. Confira os detalhes dessa ótima novidade.


LVFS (Linux Firmware Service) é uma iniciativa conjunta e também um portal que permite que os fornecedores de hardware façam upload atualizações de firmware criadas para seus equipamentos.

Lenovo oferecerá atualizações automáticas de firmware para PCs com Linux
Lenovo oferecerá atualizações automáticas de firmware para PCs com Linux

Este site é usado por todas as principais distribuições do Linux para fornecer metadados para softwares clientes como fwupdmgr e GNOME Software.

O LVFS apenas redistribui o firmware fornecido pelo fornecedor e também depende das notas de versão de gravação do fornecedor que descrevem com precisão a atualização do firmware.

Lenovo oferecerá atualizações automáticas de firmware para PCs com Linux

Apesar de possuir vários membros da industria de hardware, a Lenovo era um dos poucos que ainda não havia aderido a essa importante iniciativa.

Agora, o desenvolvedor do GNOME Richard Hughes informou que a fabricante chinesa de computadores Lenovo se juntou recentemente à LVFS, para poder oferecer aos usuários do Linux atualizações automáticas de firmware.

De acordo com Richard Hughes, que oficialmente recebeu a Lenovo no LVFS, dezenas de milhares de usuários do Linux receberão atualizações automáticas de firmware nas próximas semanas, através do gerenciador gráfico de pacotes do GNOME Software ou executando o comando fwupdmgr update em um terminal.

Nos próximos meses, centenas de milhares de usuários de Linux também receberão atualizações automáticas de firmware para seus computadores Lenovo, pois a equipe de desenvolvedores por trás da iniciativa Linux Vendor Firmware Service moverá vários modelos Lenovo dos canais de teste para os canais estáveis.

Sobre essa importante adesão, Richard Hughes disse o seguinte:

“Trazer a Lenovo para o LVFS tem sido muito trabalhoso. Ele precisava de alterações na biblioteca de fwupdate de nível baixo, fwupd e até mesmo no próprio portal de administração do LVFS por vários motivos definidos pelo fornecedor. Temos trabalhado em semi-secreto por um longo tempo, e tenho certeza que tem sido frustrante para todos os envolvidos não poder falar abertamente sobre o grande plano.”

A atualização automática de firmware para a Lenovo foram testadas com sucesso com o Fedora 28 Workstation e versões recentes do fwupd e fwupdate.

Somente hardware UEFI produzido recentemente será suportado

Como é de se esperar, as atualizações de firmware para dispositivos Lenovo só serão suportadas para computadores UEFI recém-criados, não para máquinas muito antigas de há 10 anos ou mais.

Além disso, Richard Hughes disse que não tem ideia se outros hardwares da marca Lenovo serão suportados em breve com atualizações automáticas de firmware ou não.

Embora o processo de atualização automática de firmware possa causar algum desconforto aos usuários do Linux com laptops da Lenovo, os desenvolvedores garantem que estão fazendo o possível para corrigir qualquer inconveniente o mais rápido possível.

Por enquanto, os usuários terão várias reinicializações com bipes estranhos durante as atualizações de firmware, mas não devem entrar em pânico.

Atualizações automáticas de firmware para computadores Lenovo que executam um sistema operacional baseado em Linux funcionam mesmo com o SecureBoot ativado.

No entanto, se você ativou manualmente o bloqueio BootOrder, será necessário desativá-lo antes de atualizar o firmware do laptop.

Você usar alguma hardware da Lenovo? Se puder, deixe sua opinião sobre essa adesão ou sobre o processo de atualização nos comentários.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.