Através de um vídeo a Lenovo mostrou seus protótipos de smartphones e laptops roláveis. Confira os detalhes dessa apresentação.
A Lenovo foi a primeira grande empresa a lançar um híbrido laptop/tablet com uma tela OLED dobrável.
Mas a tecnologia de tela OLED flexível não para de dobrar – agora a Lenovo está exibindo protótipos de laptop e smartphone com telas roláveis que permitem estender o espaço da tela com o pressionar de um botão.
Lenovo mostrou seus protótipos de smartphones e laptops roláveis
Por enquanto, a empresa os chama de dispositivos de prova de conceito. Mas, dado o histórico da empresa de lançar dispositivos incomuns para ver se há mercado para eles, é possível que a Lenovo possa trazer um ou mais desses roláveis para o mercado um dia.
A empresa não forneceu muitos detalhes sobre seus protótipos roláveis, mas em um breve vídeo, o presidente do Lenovo Intelligent Devices Group, Luca Rossi, mostra um telefone com uma tela menor que a média, com pouco mais de 4 polegadas de altura. Mas pode ser estendido para se tornar uma tela mais alta que mede 6,5 polegadas na diagonal.
A altura adicional permite que você visualize mais conteúdo na tela de uma só vez ou, se você virar o telefone para a orientação paisagem, abre muito espaço para assistir a vídeos em proporções cinematográficas.
Enquanto isso, o protótipo de laptop rolável da Lenovo parece ser um laptop mais tradicional do que os dobráveis da empresa – ele possui um teclado físico em vez de um teclado virtual com tela sensível ao toque.
Mas a tela, que parece ter uma proporção quase quadrada em sua posição enrolada, pode desenrolar e se estender para cima, oferecendo mais espaço vertical para multitarefa ou outras funções.
Pessoalmente, eu provavelmente prefiro ter uma tela de laptop que possa se estender horizontalmente para permitir a visualização de vários aplicativos em janelas lado a lado, em vez de janelas empilhadas umas sobre as outras.
Mas posso ver por que pode ser mais difícil fazer isso em algo parecido com um formato de laptop tradicional.
Claro, não está claro se as telas roláveis são uma resposta em busca de uma pergunta ou uma tecnologia realmente útil que pode mudar a maneira como usamos laptops e smartphones.
Mas responder a essa pergunta exige mais do que apenas hardware – você também precisará de um software que possa se ajustar às mudanças nos tamanhos de tela, permitindo que aplicativos e outros conteúdos sejam redimensionados ou alterados automaticamente.
Portanto, é provável que a Lenovo e outras empresas que trabalham em dispositivos roláveis trabalhem com Google, Microsoft e outras empresas para garantir que os sistemas operacionais que alimentam esses dispositivos possam aproveitar totalmente os novos fatores de forma.