Começando a sua adoção em massa do Linux, a Lenovo lançou alguns ThinkPad e ThinkStation com Ubuntu 20.04 LTS. Confira os modelos lançados.
O ThinkPad, quando estava na IBM, era no passado uma marca caracterizada pelo marketing de laptops compatíveis com o Linux. No entanto, quando passou para o guarda-chuva da Lenovo, isso se perdeu com o tempo.
E no início deste ano, a Lenovo anunciou a certificação de todo o seu portfólio de estações de trabalho ThinkStation e ThinkPad P Series para os sistemas operacionais Ubuntu Linux e Red Hat Enterprise Linux, após a parceria anterior da gigante do PC com o Projeto Fedora para oferecer a distribuição Fedora Linux em alguns de seus laptops .
Agora, a Lenovo está disponibilizando para o público em geral um total de 27 PCs (13 estações de trabalho e 14 laptops) da família ThinkPad e ThinkStation pré-instalados com os sistemas operacionais Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) e Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) séries, que antes estavam disponíveis apenas para empresas por meio de um lance personalizado.
Lenovo lançou alguns ThinkPad e ThinkStation com Ubuntu 20.04 LTS
Os próprios dispositivos – e suas certificações Ubuntu – não são novos, mas a acessibilidade pública é.
Anteriormente, esses sistemas estavam disponíveis apenas para clientes corporativos por meio de lance personalizado, mas os 27 novos modelos – principalmente com Ubuntu 20.04, exceto para os laptops da série L com Ubuntu 18.04 – agora estarão disponíveis para compra no varejo através da Lenovo.com. Alguns modelos podem ser limitados a mercados específicos.
As novas estações de trabalho e laptops da Lenovo pré-instalados com Ubuntu Linux vêm com experiência pronta para uso e excelente acessibilidade a aplicativos e ferramentas de código aberto que prometem aumentar a produtividade para profissionais de IA, desenvolvedores de software e outros usuários Linux.
Com isso, a Lenovo finalmente vê que o Linux é uma alternativa viável ao Microsoft Windows e prova mais uma vez que agora está totalmente pronto para oferecer uma ampla gama de computadores Linux para a comunidade Linux e está empenhada em apoiá-los nos próximos anos.
Igor Bergman, vice-presidente de PCSD Software & Cloud da Lenovo disse que:
“Nosso objetivo é remover a complexidade e fornecer à comunidade Linux a experiência premium pela qual nossos clientes nos conhecem. É por isso que demos o próximo passo para oferecer dispositivos prontos para Linux imediatamente.”
Os seguintes computadores Lenovo ThinkPad e ThinkStation agora vêm pré-carregados com a versão OEM do Ubuntu LTS:
- ThinkPad T14 (Intel e AMD)
- ThinkPad T14s (Intel e AMD)
- ThinkPad T15p ThinkPad T15
- ThinkPad X13 (Intel e AMD)
- ThinkPad X13 Yoga
- ThinkPad X1 Extreme Gen 3
- ThinkPad X1 Carbon Gen 8
- ThinkPad X1 Yoga Gen 5
- ThinkPad L14
- ThinkPad L15
- ThinkPad P15s
- ThinkPad P15v
- ThinkPad P15
- ThinkPad P17
- ThinkPad P14s
- ThinkPad P1 Gen 3
- ThinkStation P340
- ThinkStation P340 Tiny
- ThinkStation P520c
- ThinkStation P520
- ThinkStation P720
- ThinkStation P920
- ThinkStation P620
O restante vem pré-instalado com a última série do sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), que terá suporte da Canonical por até 10 anos.
Esses computadores Lenovo estão disponíveis para compra a partir de hoje em Lenovo.com com Ubuntu Linux pré-instalado, mas apenas em mercados selecionados.
Eles estarão disponíveis globalmente nos próximos meses, uma vez que a implementação está projetada para continuar até 2020-2021.