Graças a um folheto de produto para o novo Legion Go USB-C Dock, descobrimos que a Lenovo está trabalhando no Legion Go Gen 2 e Legion Go Lite.
O Lenovo Legion Go celebrará seu primeiro aniversário no final deste ano, e parece que o PC portátil para jogos poderá em breve fazer parte de uma família crescente.
Rumores sobre um futuro portátil Lenovo Legion Go Lite estão circulando há meses, mas agora parece que a Lenovo confirmou que pelo menos dois novos modelos estão a caminho: um Legion Go Lite e um Legion Go de 2ª geração.
Lenovo está trabalhando no Legion Go Gen 2 e Legion Go Lite
Quando digo “confirmado”, não quero dizer que a empresa divulgou um comunicado à imprensa ou nos deu especificações detalhadas ou algo assim. O que aconteceu é que a empresa mencionou os dois próximos portáteis em um folheto de produto para o novo Legion Go USB-C Dock.
A Lenovo apresentou o dock em agosto como um acessório para o Legion Go original que facilita a conexão de um monitor externo, cabo Ethernet e periféricos USB durante o carregamento do portátil.
Mas agora a empresa divulgou documentos que, entre outras coisas, confirmam que o dock suporta pelo menos três dispositivos portáteis:
O Legion Go de primeira geração possui uma tela OLED de 8,8 polegadas, 2560 x 1600 pixels, 144 Hz, um processador AMD Ryzen 1 Extreme, 16 GB de RAM, um SSD PCIe 4.0 NVMe de até 1 TB e um par de controladores removíveis.
Não está totalmente claro o que diferenciará o novo Legion Go Gen Two e o Legion Go Lite do original, mas houve algumas evidências (possivelmente contestadas) de que o modelo Lite poderia ter uma tela menor.
Eu não ficaria surpreso se ele também tivesse uma resolução de tela menor, uma taxa de atualização menor ou fizesse alguns outros sacrifícios para ajudar a manter o custo baixo.
Quanto ao Legion Go Gen Two, as chances são de que ele traga uma atualização de processador. A AMD deve ter um chip Ryzen Z2 Extreme para PCs portáteis para jogos, com lançamento previsto para 2025.
Mas alguns fabricantes de PCs portáteis para jogos já decidiram que não precisam ficar com os processadores personalizados da AMD para portáteis e, em vez disso, optaram por chips para laptops como o Ryzen 7 8840HS.
Então é possível que se a Lenovo quiser lançar um Legion Go Gen 2 antes que o processador Z2 Extreme esteja disponível.
Poderíamos ver a empresa optar por um processador AMD Strix Point para laptop (ou talvez até mesmo um chip Intel Lunar Lake, mas o júri ainda não sabe se eles serão realmente competitivos com os processadores mais recentes da AMD.
Intel têm boas GPUs em teoria, mas a AMD tem melhores drivers gráficos, o que tende a levar a um melhor desempenho em jogos no mundo real.
Tudo isso para dizer que aqui está o que (provavelmente) sabemos até agora: há dois novos PCs portáteis para jogos da marca Lenovo Legion Go a caminho.
E se eles forem compatíveis com o novo Legion Go Dock, é uma aposta segura que eles têm portas USB4 de 40 Gbps. E isso é tudo o que sabemos com certeza.
Mas com base nos nomes, é provável que um seja um portátil mais barato (e talvez menor), enquanto o outro provavelmente trará algum tipo de aumento de especificação.