Lenovo certificou seus computadores ThinkPad e ThinkStation para Linux

A Lenovo certificou seus computadores ThinkPad e ThinkStation para Linux, e com isso, irá oferecer compatibilidade total com o sistema.

O ThinkPad, quando estava na IBM, era no passado uma marca caracterizada pelo marketing de laptops compatíveis com o Linux. No entanto, quando passou para o guarda-chuva da Lenovo, isso se perdeu com o tempo.

Sob a gigante chinesa, o ThinkPad continuou a comercializar computadores certificados para usar Linux neles, mas o catálogo foi reduzido a produtos específicos.

Agora, a Lenovo anunciou que suas estações de trabalho ThinkPad e ThinkStation receberam certificação Linux.

Lenovo certificou seus computadores ThinkPad e ThinkStation para Linux

Lenovo certificou seus computadores ThinkPad e ThinkStation para Linux
Lenovo certificou seus computadores ThinkPad e ThinkStation para Linux

Essa certificação garante que computadores futuros em tais linhas de computador devem oferecer compatibilidade total com o sistema Open Source, cobrindo distribuições corporativas como Red Hat Enteprise Linux e Ubuntu.

Apesar de não ter tido sucesso no mercado doméstico, em campos profissionais, parece que a demanda por desktop Linux aumentou, o que poderia explicar a emergência de montadoras e fabricantes de equipamentos feitos para executar o referido sistema operacional com o mínimo de problemas possíveis.

Com essa mudança, a Lenovo aumenta o catálogo de produtos que podem ser usados ​​com o Linux para facilitar a implantação do sistema e reduzir o tempo para descobrir quais componentes causam problemas.

Rob Herman, gerente geral e CEO do Grupo de Workstation e Cliente de Inteligência Artificial da Lenovo, disse sobre a certificação que:

“Embora muitos usuários prefiram personalizar suas próprias máquinas, seja em hardware sem sistema operacional ou limpando um sistema operacional existente e, em seguida, configurando e instalando o Linux, isso pode criar incerteza com a estabilidade do sistema, desempenho, compatibilidade, produtividade do usuário e até suporte a TI para dispositivos.”

Acontece que, embora os desktops sejam geralmente (torres) geralmente não sejam problemáticas com o Linux, os laptops geralmente têm surpresas desagradáveis.

Analisando detalhadamente os detalhes da certificação, isso abrangerá o catálogo completo do ThinkStation e ThinkPad P Series para executar o Ubuntu LTS e o Red Hat Enterprise Linux neles.

A Lenovo comentou que essas estações de trabalho terão suporte completo de ponta a ponta, incluindo patches de segurança, atualizações de software, drivers de hardware, firmware e verificação do BIOS.

A gigante chinesa de hardware também contribuirá mais ativamente para o desenvolvimento do Linux com a intenção de incluir seus drivers no ramo oficial.

Parece que a Lenovo tem se interessado em impulsionar o desktop Linux nos últimos tempos, já que na semana passada anunciou a comercialização de laptops com o Fedora como um sistema pré-instalado.

Esperamos que todos esses movimentos acabem se materializando em computadores com configurações de hardware realmente amigáveis ​​ao Linux, fazendo com que o sistema funcione imediatamente, e que, na pior das hipóteses, seja necessária apenas a adição separada do driver NVIDIA.

A comercialização do novo equipamento Linux certificado pela Lenovo começará este mês com modelos que serão totalmente personalizáveis ​​e configurados mediante solicitação, embora a implementação da medida continue durante o verão.

Além dos produtos, a empresa também executará fóruns dedicados do Linux e postará guias de suporte.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.