O DuckDuckGo disse que o Leilão do Google Android Search Engine favorece o Google, como já acontece na web e no sistema operacional Android.
Os dois ferozes rivais do mecanismo de busca estão de volta. Depois que o Google lançou os resultados do quarto trimestre de 2020 para as opções de tela de escolha do Android para a Europa, o DuckDuckGo chamou o gigante do mecanismo de busca por removê-lo injustamente do menu de opções de tela de escolha.
O DuckDuckGo chegou até a bater na porta da Comissão Europeia (CE) para tomar medidas contra o Google.
Em 2019, o menu de opções de tela de escolha, que permite aos usuários selecionar seu mecanismo de pesquisa padrão durante a configuração inicial, foi introduzido pelo Google para todos os telefones e tablets Android vendidos no Espaço Econômico Europeu (EEE).
Este novo recurso foi adicionado em resposta à decisão antitruste da CE no ano anterior.
O menu de opções da tela de escolha foi empacotado como uma forma de garantir que outros mecanismos de pesquisa, além do Google, tenham uma chance justa de competir por participação no mercado.
No entanto, de acordo com DuckDuckGo, o processo de licitação para ocupar um lugar no menu de opções da tela de escolha do Android age contra o que a CE se propôs a fazer originalmente.
Leilão do Google Android Search Engine favorece o Google, diz o DuckDuckGo
De acordo com DuckDuckGo, o processo de licitação que o Google emprega para vender anúncios em mecanismos de pesquisa é “fundamentalmente falho”.
Sua principal reclamação contra o modelo de leilão são os concorrentes do Google perdendo uma grande parte de seu lucro no lance. Isso, em vez de promover a concorrência, drena financeiramente os mecanismos de pesquisa menores e, em última análise, favorece o Google.
DuckDuckGo também explicou como as repercussões de uma oferta pesada são sentidas gravemente pelas empresas de mecanismo de pesquisa. As empresas, que conseguem licitações bem-sucedidas, geralmente tentam recuperar o alto investimento colocando mais anúncios em seus sites.
Este método afasta gradualmente os consumidores e prejudica ainda mais a posição financeira das empresas.
A empresa sediada na Pensilvânia conectou o resultado do leilão ao seu compromisso com a experiência do usuário. De acordo com DuckDuckGo, ele optou por não publicar um lance do qual não pudesse se recuperar sem mostrar mais anúncios.
Em suma, a empresa apontou a experiência do consumidor como sua maior prioridade.
Agora que o DuckDuckGo apresentou ao EC os negativos do sistema de leilão do Google, será interessante ver como a comissão responderá a isso.
Quem você acha que sairá vitorioso da decisão da CE? Deixe a sua opinião nos comentários.