Legion Go S pode ser um portátil SteamOS de baixo custo

Evan Blass vazou fotos promocionais do próximo portátil da Lenovo, e tudo indica que o Legion Go S pode ser um portátil SteamOS de baixo custo.

O PC portátil para jogos Lenovo Legion Go já existe há cerca de um ano e provou ser um PC portátil para jogos relativamente popular devido a uma tela de alta qualidade, hardware rápido e um design versátil que inclui um par de controles removíveis.

Agora parece que a Lenovo está planejando expandir sua linha de portáteis com um modelo mais barato chamado Lenovo Legion Go S. Vazamentos anteriores indicaram que ele terá um processador menos potente e controles integrados que não podem ser removidos. Agora podemos saber o que o S significa: SteamOS.

Legion Go S pode ser um portátil SteamOS de baixo custo

Legion Go S pode ser um portátil SteamOS de baixo custo
Legion Go S pode ser um portátil SteamOS de baixo custo (@evleaks)

Evan Blass vazou algumas fotos promocionais do próximo portátil, que aparentemente estará disponível em branco ou preto. E se você olhar atentamente para a versão preta, poderá ver um logotipo do Steam ao lado do botão superior no lado esquerdo.

O SteamOS é um sistema operacional baseado em Linux projetado para jogos.

Ele inclui o software Proton da Valve que permite que você execute muitos jogos do Windows no Linux e versões recentes do sistema operacional incluem uma interface de usuário projetada para ser navegada em dispositivos portáteis com telas pequenas e controles de jogo.

Até agora, o único portátil a ser lançado com SteamOS é o Steam Deck da Valve, mas a Valve vem dizendo há anos que planeja disponibilizar o sistema operacional para dispositivos de terceiros, e este mês a empresa atualizou suas diretrizes de marca para incluir um logotipo “Power by SteamOS” para dispositivos de terceiros, sugerindo que poderemos ver portáteis SteamOS de outras empresas em breve.

Muitos entusiastas de jogos portáteis atribuem grande parte do sucesso do Steam Deck ao SteamOS, que é um sistema operacional criado especificamente para portáteis, oferecendo uma melhor experiência do usuário do que o Windows em portáteis.

Portanto, embora seja tentador pensar que empresas como a Lenovo seriam atraídas pela plataforma porque um sistema operacional baseado em Linux pode ajudar a manter os custos mais baixos do que o Windows, também pode levar a uma melhor experiência móvel.

Dito isso, não parece haver um botão Steam na versão branca do Legion Go S, então também é possível que a Lenovo esteja protegendo suas apostas ao preparar versões SteamOS e Windows do próximo portátil.

Espera-se que o Legion Go S tenha um processador AMD Ryzen Z2G baseado na arquitetura “Rembrandt” e com núcleos de CPU Zen 3+ e gráficos RDNA 2 de 12 núcleos.

Embora isso seja um passo à frente em relação aos chips AMD “Aerith” e “Sepiroth” (Zen 2 + RDNA 2) usados ​​no Steam Deck, seria um passo atrás do processador Ryzen Z1 (Zen 4 + RDNA 3) do Legion Go de primeira geração.

A AMD ainda não lançou oficialmente esse processador, então leve esses recursos com um grão de sal.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.