A Purism integrou o firmware de segurança Trammel Hudson’s com o Trusted Platform Module em seus laptops de Librem,e com isso, a empresa criou os laptops Linux mais seguros do mercado.
- Como instalar o baixador de streaming de vídeo streamCapture2 no Linux
- Como transmitir mídia do Gnome para o Chromecast com o Cast to TV
- Como assistir e baixar vídeos do YouTube com o Totem
- Como instalar o reprodutor Clementine no Linux via Flatpak
- Usando o Google Play Music a partir do terminal com o JAM
A Purism, a empresa de tecnologia de computadores que vende laptops de segurança focados no Linux, anunciou que fez a implementação bem-sucedida do firmware de segurança Trammel Hudson Heads em seus laptops Librem com coreboot e TPM (Trusted Platform Módulo).
Essa mesma empresa, já vende os softwares Librem 13 e Librem 15, também focados em segurança que executam o PureOS, um sistema operacional baseado em Linux projetado com segurança em mente.
No início deste mês, a empresa anunciou que eles conseguiram inicializar o PureOS com a plataforma de firmware estendida de código aberto Coreboot (anteriormente conhecida como LinuxBIOS) e todos os novos carregamentos de laptop com o coreboot.
O Coreboot permite que os laptops Librem da Purism sejam rápidos e ofereçam aos usuários uma experiência de inicialização segura.
Agora, a empresa aumenta a segurança ao integrar o firmware de segurança Trammel Hudson com o suporte TPM (Trusted Platform Module) em seus laptops, habilitados para o coreboot, dando aos usuários controle total sobre o processo de inicialização.
Além disso, os usuários poderão inspecionar livremente o código, e até mesmo criá-los e instalá-los.
Sobre o tema, Todd Weaver, fundador e CEO da Purism afirmou:
“A sua privacidade é dependente da sua liberdade. Acreditamos que ter uma verdadeira privacidade significa que seu computador e dados devem estar sob seu controle e não controlados por grandes corporações de tecnologia. Ao ativar os Heads no nosso coreboot habilitado para TPM por padrão em todos os nossos laptops, essa peça crítica combinada com o resto de nossos recursos de segurança, tornará os computadores portáteis do Librem os laptops mais seguro que você pode comprar, onde você segura as chaves.”
Com a adição do firmware de segurança Trammel Hudson no topo do coreboot e do módulo Trusted Platform, os usuários do laptop Librem agora poderão testar seus computadores e ver se alguém adulterou o processo de inicialização ou qualquer outro software instalado.
Como tal, a Purism está orgulhosa de anunciar que eles vendem os laptops Linux mais seguros do mercado. Para obter mais segurança, os laptops também vêm com o Intel Management Engine desabilitado por padrão.
A Purism diz que essa grande conquista não foi possível sem a ajuda dos early adopters do TPM, que testaram o produto antecipadamente.
A empresa começará a incluir novos chips que integram o firmware de segurança Trammel Hudson com o suporte Trusted Platform Module por padrão em todas as novas compras do Librem 13 e Librem 15, que deverão ser enviadas ainda neste mês.
Sendo um avanço de hardware, os usuários existentes não estarão recebendo esta camada de segurança extra. Enquanto isso, a Purism trabalha duro em seu primeiro smartphone com suporte Linux, o Librem 5, que vem no início do ano que vem.
Conheça melhor os laptops da Purism
Para saber mais sobre os laptops da Purism, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Como trocar o fundo de uma imagem com o Gimp
- Celular com vírus? Conheça algumas opções e veja como remover
- Lançado VLC 3.0.1 com melhorias no suporte ao Chromecast
- Lançado o VirtualBox 5.2.8 com suporte para o Kernel 4.15
- Purism criou os laptops Linux mais seguros do mercado
- Calamares 3.2 permitirá escolher o visual do KDE Plasma Desktop