Em breve, os Laptops Dell com Linux terão botões de privacidade para câmera e microfone. Confira os detalhes dessa novidade.
Como você deve saber, a Dell é um dos poucos grandes fornecedores de PC que produz edições especiais para laptop com Linux pré-carregado, como o Dell XPS 13 Developer Edition, que atualmente executa o Ubuntu 20.04 LTS.
Continuando seu interesse na comunidade Linux, a fabricante de PCs está agora se preparando para adicionar um novo driver de privacidade em nível de hardware para seus laptops Dell com Linux de próxima geração.
O driver visa proteger a privacidade dos usuários, introduzindo “botões de privacidade” baseados em hardware para desligar o áudio ou a câmera do sistema.
Em vez de usar software de terceiros em seu sistema, você poderá usar teclas de atalho para desativar microfones integrados e suporte para webcam.
Laptops Dell com Linux terão botões de privacidade para câmera e microfone
Para fazer funcionar, você pode pressionar a tecla de atalho CTRL + F4 para ativar a privacidade de áudio e a tecla de atalho CTRL + F9 para ativar a privacidade da câmera.
Uma vez que o modo de privacidade é habilitado no nível do hardware, nenhum aplicativo será capaz de acessar os microfones embutidos dos laptops e dispositivos de câmera, pois bloqueia qualquer fluxo de áudio ou vídeo.
Embora o código proposto por Perry Yuan da Dell para o kernel do Linux ainda esteja no estágio inicial e ainda não tenha sido incorporado ao kernel do Linux principal, é ótimo ver tal esforço de um dos maiores fabricantes de PC do mundo para trazer recursos de privacidade de hardware para o Linux desde o início.
No entanto, obviamente não é a primeira vez que laptops com Linux estão recebendo suporte de privacidade em nível de hardware.
Um fornecedor de PC Linux muito conhecido, a Purism, já introduziu esse modo de privacidade em seus laptops Librem Linux para não apenas desativar a webcam e o microfone fisicamente, mas também o rádio Wi-Fi e o rádio Bluetooth via Hardware Kill Switch (HKS).
Fonte: ZDNET