A Pine64 informou que o Laptop Pinebook Pro começou a ser enviado aos clientes. Confira os detalhes dessa empolgante novidade.
A Pine64 vende laptops Linux desde 2017, quando a empresa lançou seu primeiro modelo, o Pinebook de 11.6 polegadas, que ainda é vendido por U$$ 100.
Dentre os modelos fabricados pela empresa, o Pinebook Pro é um laptop de U$$ 200 com uma tela full HD de 14 polegadas, um processador Rockchip RK3399, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.
O Pinebook Pro é o laptop mais recente do pessoal da Pine64, que também fabrica computadores de placa única (single-board, como o Raspberry pi) e outros produtos, incluindo os próximos PinePhone, PineTime e PineTab.
O novo Pinebook pro possui uma tela maior, um processador mais rápido, mais memória e armazenamento e outras melhorias, incluindo uma chassis em liga de magnésio e um teclado de maior qualidade.
Outros recursos incluem portas 802.11ac WiFi, Bluetooth 5.0, USB 3.0, USB 2.0 e USB Tipo C, uma webcam 1080p, alto-falantes estéreo e um adaptador opcional que permite adicionar uma unidade de estado sólido M.2 PCIe NVME se você está procurando algo com capacidade mais rápida e mais alta do que o armazenamento eMMC embutido.
Há também um slot para cartão microSD e suporte para inicializar um sistema operacional alternativo a partir de um cartão microSD. E o Pine64 inclui comutadores de interrupção de privacidade para a câmera, microfones e componentes sem fio.
Mas, como dito antes, diferentemente da maioria dos laptops com especificações como essas, este não é um Chromebook (ou um laptop Windows). Ele é fornecido com o Debian MATE baseado no Linux.
Anunciado pela primeira vez em janeiro, agora, o Pinebook Pro já podia ser pré-encomendado desde o verão americano (junho), e agora, começou a ser enviado aos clientes.
- Como instalar o emulador arcade RetroArch no Ubuntu
- Como instalar o jogo Cows Revenge no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
Laptop Pinebook Pro começou a ser enviado aos clientes
Em uma publicação recente no blog, o pessoal do Pine64 explicou que demorou um pouco mais do que o previsto para enviar os primeiros laptops Pinebook Pro, pois a equipe teve que solucionar alguns problemas de última hora e enfrentar conflitos entre a China continental e Hong Kong (onde o laptops são fabricados e enviados a partir, respectivamente).
Mas a empresa conseguiu enviar metade da produção inicial para os clientes, que já estão começando a compartilhar suas experiências de recebimento e uso do laptop Linux barato. O restante deve ser enviado nos próximos dias.
No momento, a loja Pine64 mostra o Pinebook Pro como “esgotado”, mas a empresa espera abrir outro lote de pedidos ainda este mês.
Outros projetos da Pine64 que envolvem o Linux
Em outras notícias da Pine64, alguns desenvolvedores já começaram a receber protótipos do PinePhone e a instalar sistemas operacionais como PostmarketOS, Ubuntu Touch e LuneOS.
E a empresa ainda está no caminho certo para começar a produzir uma edição “Brave Heart” do telefone para os primeiros usuários no final de outubro.
Você pode encontrar mais detalhes sobre os mais recentes desenvolvimentos de hardware Pine64 na atualização de outubro da empresa.
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 371