A Tongfang projetou um laptop para jogos tem uma GPU NVIDIA RTX 4060 substituível, pois ele usa uma placa-mãe modular.
Quando você compra ou monta um PC para jogos de mesa, geralmente pode escolher sua CPU, placa de vídeo, memória, armazenamento e outros hardwares.
E se você quiser atualizar qualquer um desses componentes no futuro, você pode simplesmente retirar a peça antiga e substituí-la por algo novo.
Mas a maioria dos laptops modernos não são tão flexíveis. Embora alguns permitam que você substitua a memória ou o armazenamento, isso não é garantido atualmente.
E embora não seja impossível encontrar modelos com uma CPU ou GPU substituível pelo usuário, esses recursos ainda são extraordinariamente raros.
Então é interessante ver que uma empresa chinesa de PC chamada Tongfang projetou um laptop com uma placa-mãe modular que coloca a CPU e a GPU em placas diferentes, abrindo a possibilidade de você atualizar ou substituir uma sem perturbar a outra.
Laptop para jogos tem uma GPU NVIDIA RTX 4060 substituível
Ela é chamada de placa-mãe modular GX2.0, e o primeiro laptop baseado nesse design deve ser o Firebat 16 Air, que deve estar disponível para compra na China em breve na JD.com.
O laptop é um notebook de 16 polegadas que mede apenas 18 mm (0,71″) de espessura e pesa apenas 1,98 kg (4,37 libras), o que torna o Firebat 16 Air bem compacto para um notebook gamer. Isso sugere que o design modular não necessariamente adiciona muita espessura ou peso ao laptop.
Mas ele aumenta a flexibilidade do notebook.
Em vez de uma única placa-mãe com a CPU, gráficos e outros componentes soldados a ela, o laptop Tongfang/Firebat tem uma placa-mãe com um processador AMD Ryzen 7 8845HS, dois slots SODIMM para memória DDR5, um slot M.2 para armazenamento PCIe NVMe e outro para uma placa sem fio.
Mas também há uma placa separada que apresenta uma GPU NVIDIA GeForce RTX 4060 para gráficos discretos. As portas HDMI 2.1 e Mini DisplayPort 1.4 do laptop estão conectadas a esta placa.
O design teoricamente abre a possibilidade de substituir a placa GPU sem comprar um laptop totalmente novo ou substituir a placa CPU. Mas vou enfatizar que isso continua sendo uma possibilidade teórica por enquanto.
Não vi nenhuma evidência de que a Firebat, Tongfang ou qualquer outra empresa tenha anunciado uma placa GPU compatível com um processador gráfico diferente ainda.
Alguns dos outros recursos do laptop incluem uma bateria de 80 Wh, 2 portas USB4 com suporte para fornecimento de energia USB de 100 W e saída de vídeo, duas portas USB 3.2 Gen 2 Tipo A, uma porta USB 2.0 Tipo A, um conector para fone de ouvido, leitor de cartão SD e porta Gigabit Ethernet.