Se você está na expectativa de um notebook com o sistema do pinguim, o Laptop Linux StarLite Mk IV da Star Labs já está disponível para pedido.
A Star Labs, fornecedora de hardware com sede no Reino Unido, lançou o laptop StarLite Mk IV Linux com firmware de código aberto Coreboot, bem como vários outros novos recursos.
Laptop Linux StarLite Mk IV da Star Labs já está disponível para pedido
Sim. O Laptop Linux StarLite Mk IV da Star Labs já está disponível para pedido. E a quarta geração da série de laptops StarLite Linux da Star Labs está aqui, trazendo uma tela ARC fosca real de 11 polegadas com revestimento anti-reflexo e resolução Full HD (1920 × 1080), chassi de alumínio anodizado Tipo II com design fanless, um trackpad de vidro redesenhado, uma placa de aquecimento com contornos e uma webcam de 2 MP.
Em termos de conectividade, o laptop com Linux inclui uma porta USB-C reversível que suporta carregamento simultâneo, transferência de dados e saída de vídeo, uma porta USB 3.0 Tipo-A, uma porta USB 2.0 Tipo-A, uma porta micro HDMI, uma porta 3.5 conector de fone de ouvido de mm e um leitor de cartão MicroSD.
Sá sob o capô, o laptop StarLite Mk IV apresenta um processador Intel Pentium Silver N5030 com gráficos Intel HD e velocidades de clock de até 3,1 GHz, 8 GB de RAM de 2400 MHz, bem como até 1 TB de armazenamento SSD com velocidade de leitura sequencial de até 560 MB/s e Velocidade de gravação sequencial de 540 MB/s.
O laptop StarLite Mk IV também possui recurso de bloqueio de função StarLite para as teclas F para que você não precise manter a tecla Fn pressionada ao ajustar o brilho da tela ou o volume da mídia, um teclado retroiluminado, som estéreo para áudio nítido, uma bateria poderosa que promete até 8 horas de vida útil da bateria e um adaptador de energia de 60W.
O melhor de tudo é que o laptop Linux oferece suporte ao firmware de código-fonte aberto Coreboot, que pode ser ajustado usando o utilitário Coreboot Configurator desenvolvido pela Star Labs. Obviamente, os usuários poderão alternar facilmente entre o firmware Coreboot e AMI a qualquer momento.
Segundo o Star Labs:
“Ao usar o firmware do coreboot, você pode configurar o StarLite de acordo com suas preferências exatas. Se você deseja alterar o TDP (Thermal Design Power) ou desativar o Clock Gating para usar o sistema operacional Qubes, você pode fazer tudo em um programa.”
Não é um laptop Linux se não vier com uma distribuição Linux, e os usuários poderão comprar o notebook StarLite Mk IV com Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu ou Ubuntu MATE 20.04.3 LTS, elementary OS 6, Linux Mint 20.2 com Xfce, MATE ou Cinnamon, MX Linux 21 com Xfce, Manjaro 21.0 com Xfce, GNOME ou KDE Plasma, bem como Zorin OS 16 Core, Lite ou Pro.
O preço começa em £ 400,00 (~ 474 EUR ou US$ 550 USD) e você pode comprá-lo agora mesmo na Star Labs. Você poderá pagar em 3 pagamentos de £ 133,33/mês com o PayPal e poderá obter um desconto de 5% se fizer o pedido hoje. Os pedidos serão enviados no final de janeiro de 2022.