Segundo a própria fabricante, o Laptop Linux HP Dev One foi descontinuado, menos de um ano após o seu lançamento.
É isso mesmo, menos de um ano após o lançamento do laptop fino, leve e poderoso HP Dev One voltado para desenvolvedores, a HP descontinuou o produto. A empresa diz que parou de vender o Dev One em 30 de janeiro de 2023 e atualmente não tem planos para um novo modelo.
Laptop Linux HP Dev One foi descontinuado
Sim. O laptop Linux HP Dev One foi descontinuado. Mas a HP diz que continuará a oferecer suporte aos clientes existentes “até janeiro de 2026 ou três anos a partir da data de compra”.
Embora a HP não tenha indicado por que o Dev One foi descontinuado, a empresa divulgou um comunicado dizendo que “nossos clientes estão no centro de nossa estratégia de portfólio e continuaremos a desenvolver nossas ofertas para melhor atender às suas necessidades”.
Lendo nas entrelinhas, parece que a HP pode não ter vendido laptops Dev One suficientes para justificar um Dev Two. Mas suponho que também seja possível que a empresa lance um novo modelo um dia e ainda não esteja pronta para fazer nenhum anúncio.
Enquanto isso, a fabricante rival de PCs Dell vende laptops XPS 13 Developer Edition com Ubuntu Linux há mais de dez anos.
Mas esse projeto em andamento provavelmente tem sido muito mais barato de manter, já que a Dell está apenas trocando o Windows pelo Linux em um produto existente, enquanto o laptop Linux focado no desenvolvedor da HP era um novo dispositivo da empresa quando foi lançado em meados de 2022.
O laptop HP Dev One possui uma tela de 14 polegadas, 1920 x 1080 pixels, 1000 nit, um processador AMD Ryzen 7 Pro 5850U octa-core com gráficos Radeon Vega 8, 16 GB de memória DDR4, 1 TB de armazenamento PCIe Gen 3, uma webcam 720p, alto-falantes estéreo voltados para cima, microfones duplos, teclado retroiluminado resistente a respingos.
Ele suporta WiFi 6 e Bluetooth 5.0 e possui portas USB Type-C e Type-A, uma porta HDMI 2.0, conector de áudio de 3,5 mm e uma bateria de 53 Wh e carregador de 65 W.
Pesando 1,4 kg e medindo 0,8 polegadas de espessura, o laptop foi projetado para codificação (ou outras atividades) em trânsito.
E foi o primeiro computador de uma empresa diferente da System76 que eu conheço a ser lançado com o Pop!_OS (um sistema operacional desenvolvido pela System76 para seus próprios PCs).