Laptop Lenovo X13S Arm agora pode rodar Armbian Ubuntu 23.04

Graças ao trabalho de Ricardo Pardini usando o projeto laptop Aarch64, o Laptop Lenovo X13S Arm agora pode rodar Armbian Ubuntu 23.04.

Quando os fabricantes de laptops começaram a vender laptops Windows Arm com processadores Qualcomm, as pessoas se perguntavam se seria possível rodar Linux no dispositivo, e formou-se uma comunidade em torno da ideia de portar o Linux para os laptops Windows Arm, e isso deu origem a projetos como Aarch64 laptop.

Mas o último não teve nenhuma atividade por alguns anos, e todos os laptops suportados são apenas parcialmente suportados. Mas Ricardo Pardini fez algum trabalho para criar uma compilação Armbian para o laptop Lenovo ThinkPad X13S.

Laptop Lenovo X13S Arm agora pode rodar Armbian Ubuntu 23.04

Laptop Lenovo X13S Arm agora pode rodar Armbian Ubuntu 23.04
Laptop Lenovo X13S Arm agora pode rodar Armbian Ubuntu 23.04

O laptop Lenovo X13S Windows 11 Arm baseado em um processador Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 agora pode executar imagens Lunar Ubuntu 23.04 construídas pela Armbian com ambiente de desktop GNOME ou XFCE.

Mas antes de ficar muito animado, observe que esta é um porte de trabalho em andamento (WiP), portanto, embora seja um bom desenvolvimento, pode haver alguns problemas. Vamos dar uma olhada nas informações disponíveis.

Laptop Lenovo X13S Arm agora pode rodar Armbian Ubuntu 23.04
Laptop Lenovo X13S Arm agora pode rodar Armbian Ubuntu 23.04

Ricardo explica um pouco mais sobre a construção em resposta a um Tweet compartilhado pela Armbian:

“Isso está usando o grub-with-DTB, o kernel x13s de @steevdave e o espaço de usuário @ubuntu “Concept x13s” para Lunar. O desempenho é estelar. Tudo é feito em cima do suporte Armbian UEFI-arm64 em um único arquivo https://github.com/armbian/build/blob/main/config/boards/thinkpad-x13s.wip. Inicialize a partir do USB, sem inicialização segura. Contribuir!”

Embora não saibamos exatamente o que funciona e o que não funciona, a captura de tela no inicio deste artigo mostra que todos os oito núcleos estão ativados, a tela está funcionando junto com a aceleração de gráficos 3D usando o driver de código aberto Freedreno, o carregamento da bateria e o monitoramento parecem estar funcionando bem também, assim como os alto-falantes do laptop através da ALSA.

A captura de tela no inicio deste artigo mostra o Linux 6.3.8, mas o script de compilação no GitHub já foi atualizado para a versão mais recente do Linux 6.4, portanto, o laptop está basicamente executando o Linux principal com alguns conjuntos de patches extras.

Portanto, não está claro o que não está funcionando … As portas Linux anteriores em laptops Windows Arm apresentavam principalmente problemas com aceleração de gráficos 3D (agora resolvido) e suporte para o modem celular cujo status não está claro nas imagens Armbian.

Se você possui um laptop Lenovo X13S com Windows 11 Arm, pode baixar e experimentar as imagens pré-construídas do Ubuntu 23.04 ou criá-las do zero com o script de compilação Armbian.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.