E o laptop Acer Aspire 3 com Intel Core i3-N305 já está disponível para compra. Confira os detalhes desse notebook.
A linha de processadores Alder Lake-N da Intel são chips de baixo custo e baixo consumo de energia projetados para laptops, tablets e mini PCs básicos.
Mas a Intel diz que o processador Intel Core i3-N305, que é o chip Alder Lake-N de maior desempenho até hoje, oferece o tipo de desempenho que você esperaria de um processador Core i3, daí o nome.
Agora, um dos primeiros laptops com esse chip está disponível para compra. O Acer Aspire 3 com um processador Core i3-N305 já está disponível na Acer.
Laptop Acer Aspire 3 com Intel Core i3-N305 já está disponível
A empresa está vendendo o laptop Acer Aspire 3 com Intel Core i3-N305 de 1,40 Kg com tela de 14 polegadas por US$ 480 e uma versão de 1,72 kg com tela de 15,6 polegadas por US$ 500.
Ambos os modelos apresentam telas de 1920 x 1080 pixels, 8 GB de RAM LPDDR5 de canal único e 256 GB de armazenamento de estado sólido PCIe Gen 3 NVMe.
Ambos suportam WiFi 5 e Bluetooth 5.0, possuem webcams de 720p e alto-falantes estéreo e possuem portas USB tipo C e tipo A, entrada para fone de ouvido e porta HDMI. Apenas a versão de 15,6 polegadas possui um conector Ethernet e teclado numérico.
Mas é o processador que realmente faz com que esses laptops se destaquem de outros notebooks econômicos.
O chip Core i3-N305 é um processador de 15 watts com 8 núcleos de CPU Goldmont com suporte para velocidades de até 3,8 GHz. Não há suporte para hyperthreading, mas o desempenho multitarefa ainda deve ser bastante decente com oito núcleos.
Para gráficos, o chip possui uma GPU Intel UHD integrada com 32 unidades de execução e suporte para velocidades de até 1,25 GHz.
Embora você não obtenha o mesmo nível de desempenho de jogos ou gráficos deste chip que você veria em um processador Core i5 ou Core i7 U ou P-series com gráficos Iris Xe, a GPU deve ser mais do que boa o suficiente para lidar com a reprodução de vídeo 4K em um monitor externo.
No geral, esses ainda são laptops econômicos. Mas é bom ver que mesmo os laptops econômicos estão ganhando um pouco mais de potência atualmente.