Para garantirá um produto final melhor, o lançamento do Ubuntu 22.04.5 LTS foi adiado para setembro, 2 semanas depois do planejado.
O lançamento do Ubuntu 24.04.1 LTS estava previsto para o dia 29 de agosto, assim como o quinto e último lançamento do lançamento de suporte de longo prazo anterior, o Ubuntu 22.04 — mas este último foi adiado.
Como você deve se lembrar, o lançamento do Ubuntu 24.04.1 LTS foi adiado no início deste mês após alguns problemas de última hora terem sido detectados, e sua estreia foi adiada para 29 de agosto, o mesmo dia do lançamento agendado do Ubuntu 22.04.5 LTS.
Dois lançamentos pontuais do Ubuntu chegando simultaneamente é uma ocorrência rara e teria esticado muito as equipes de QA e a infraestrutura de testes do Ubuntu.
Em um esforço para garantir que ambos os lançamentos pontuais recebam os testes robustos e a atenção que o Ubuntu é famoso por fornecer, o Ubuntu 22.04.5 LTS agora chegará 2 semanas depois do planejado, em 12 de setembro.
Lançamento do Ubuntu 22.04.5 LTS foi adiado para setembro
Sim. O lançamento do Ubuntu 22.04.5 LTS foi adiado para setembro, e esse espaço para respirar garantirá um produto final melhor. O Ubuntu 24.04.1 LTS não é afetado e foi lançado na última quinta-feira (29/08).
Não que eu imagine que esse atraso, por mais lamentável que seja, terá muito impacto no mundo real.
A maioria das pessoas que desejam executar uma nova instalação do Ubuntu escolherá a versão de suporte de longo prazo mais recente, que é o Ubuntu 24.04.1 LTS.
E aqueles que precisam da série 22.04 provavelmente não esperarão especificamente por uma imagem 22.04.5 para instalar — se precisarem, esperar 2 semanas não é um grande pedido.
Uma nova versão pontual do Ubuntu combina todas as atualizações de software, correções de segurança e outros ajustes lançados desde as versões pontuais anteriores em uma imagem ISO recém-prensada.
Isso reduz a quantidade de atualizações que precisam ser baixadas após a instalação do sistema operacional.
As novas versões pontuais (exceto a primeira) também incluem uma nova pilha HWE composta por um kernel Linux mais novo e drivers gráficos atualizados. O Ubuntu 22.04.5 LTS será lançado com o kernel Linux 6.8 por padrão, portado do Ubuntu 24.04 LTS.
Felizmente, atrasar o ISO não atrasará o HWE chegando àqueles que já usam o Ubuntu 22.04 LTS, já que a nova atualização do HWE foi lançada no início deste mês (então reinstalar com este ISO agora atrasado não é necessário para se beneficiar dos novos recursos do kernel 6.8.