Lançamento do Ubuntu 22.04.5 LTS foi adiado para setembro

Para garantirá um produto final melhor, o lançamento do Ubuntu 22.04.5 LTS foi adiado para setembro, 2 semanas depois do planejado.

O lançamento do Ubuntu 24.04.1 LTS estava previsto para o dia 29 de agosto, assim como o quinto e último lançamento do lançamento de suporte de longo prazo anterior, o Ubuntu 22.04 — mas este último foi adiado.

Como você deve se lembrar, o lançamento do Ubuntu 24.04.1 LTS foi adiado no início deste mês após alguns problemas de última hora terem sido detectados, e sua estreia foi adiada para 29 de agosto, o mesmo dia do lançamento agendado do Ubuntu 22.04.5 LTS.

Dois lançamentos pontuais do Ubuntu chegando simultaneamente é uma ocorrência rara e teria esticado muito as equipes de QA e a infraestrutura de testes do Ubuntu.

Em um esforço para garantir que ambos os lançamentos pontuais recebam os testes robustos e a atenção que o Ubuntu é famoso por fornecer, o Ubuntu 22.04.5 LTS agora chegará 2 semanas depois do planejado, em 12 de setembro.

Lançamento do Ubuntu 22.04.5 LTS foi adiado para setembro

Lançamento do Ubuntu 22.04.5 LTS foi adiado para setembro
Lançamento do Ubuntu 22.04.5 LTS foi adiado para setembro

Sim. O lançamento do Ubuntu 22.04.5 LTS foi adiado para setembro, e esse espaço para respirar garantirá um produto final melhor. O Ubuntu 24.04.1 LTS não é afetado e foi lançado na última quinta-feira (29/08).

Não que eu imagine que esse atraso, por mais lamentável que seja, terá muito impacto no mundo real.

A maioria das pessoas que desejam executar uma nova instalação do Ubuntu escolherá a versão de suporte de longo prazo mais recente, que é o Ubuntu 24.04.1 LTS.

E aqueles que precisam da série 22.04 provavelmente não esperarão especificamente por uma imagem 22.04.5 para instalar — se precisarem, esperar 2 semanas não é um grande pedido.

Uma nova versão pontual do Ubuntu combina todas as atualizações de software, correções de segurança e outros ajustes lançados desde as versões pontuais anteriores em uma imagem ISO recém-prensada.

Isso reduz a quantidade de atualizações que precisam ser baixadas após a instalação do sistema operacional.

As novas versões pontuais (exceto a primeira) também incluem uma nova pilha HWE composta por um kernel Linux mais novo e drivers gráficos atualizados. O Ubuntu 22.04.5 LTS será lançado com o kernel Linux 6.8 por padrão, portado do Ubuntu 24.04 LTS.

Felizmente, atrasar o ISO não atrasará o HWE chegando àqueles que já usam o Ubuntu 22.04 LTS, já que a nova atualização do HWE foi lançada no início deste mês (então reinstalar com este ISO agora atrasado não é necessário para se beneficiar dos novos recursos do kernel 6.8.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.