Fabricante de boas opções de consoles e mini PC’s, a GPD informou que foram lançados arquivos 3D para reaproveitar placa antiga do GPD Win.
O GPD Win Max 2021 é um pequeno laptop para jogos com uma tela de 8 polegadas, um teclado que mal é grande o suficiente para digitação e controladores de jogo integrados que permitem que você segure o dispositivo como um console portátil.
O design é muito semelhante ao do Win Max original, mas embora essa versão seja fornecida com um processador Intel Core de 10ª geração, o modelo 2021 está disponível com a opção de um processador Intel Core de 11ª geração ou um processador AMD Ryzen 7 4800U.
Em julho, a GPD começou a fazer pré-encomendas do novo modelo por meio de uma campanha de crowdfunding, que já terminou.
E como o teclado, a tela e o chassi não mudaram muito, a GPD também ofereceu uma opção incomum: em vez de comprar um modelo totalmente novo, você poderia pagar um preço mais baixo por uma nova placa-mãe e processador que você poderia transplantar para seu dispositivo antigo.
Então, o que você deve fazer com a placa-mãe antiga? Uma opção é transformá-lo em um mini PC. E agora, a GPD lançou arquivos de design 3D para ajudá-lo a fazer isso.
For user who backed WIN MAX 2021 mother board, we provide 3D file of case for your DIY:https://t.co/DoIbepX1TC#3dprinting #gpdwinmax pic.twitter.com/yc0ITfUlxm
— GPD Game Consoles (@softwincn) September 13, 2021
Lançados arquivos 3D para reaproveitar placa antiga do GPD Win
A ideia é que, em vez de descartar a placa-mãe antiga, você pode colocá-la em um novo gabinete e transformá-la em um computador de mesa compacto e de baixo consumo de energia.
Afinal, embora a placa em si não tenha um teclado ou tela, ela tem quase tudo que você precisa para fazer um computador desktop, incluindo um processador, memória integrada, um slot M.2 2280 para armazenamento de estado sólido, uma placa sem fio, e muitas portas.
O fornecimento de arquivos de design 3D permite que as pessoas com uma impressora 3D criem seu próprio caso, seja enviando o trabalho diretamente para a impressora ou modificando os designs para criar um caso personalizado.
Ou você pode imprimir seu caso em uma loja de impressão 3D online.
Mas você ainda pode precisar de algumas peças extras. Por exemplo, o processo de atualização da placa-mãe do GPD envolve a substituição da placa-mãe, mas você deve usar o dissipador de calor e os ventiladores originais ao montar o PC portátil para jogos.
Portanto, você pode querer comprar um ventilador e um dissipador de calor novos/substitutos (a GPD vende um conjunto por cerca de US$ 51).
Ainda assim, é bom ver que o GPD quer tornar um pouco mais fácil para as pessoas que compraram a opção de atualização reaproveitar seu hardware antigo.
Com um processador Intel Core i5-1035G7, gráficos Iris Plus 940 e 16 GB de RAM, a placa-mãe GPD Win Max original pode não ser tão boa para jogos como os modelos Win Max 2021 com processadores Intel Tiger Lake ou AMD Renoir.
Mas ainda é bom o suficiente para uso como um PC de centro de mídia ou computador de uso geral.
Infelizmente, se você possui um GPD Win Max de primeira geração e não solicitou a opção de atualização da placa-mãe durante a campanha de crowdfunding, parece que você pode estar sem sorte – agora que o crowdfunding terminou e o GPD aumentou os preços do Win Max 2021, a empresa não parece mais oferecer uma opção apenas de placa-mãe.