O Wine 3.12 foi lançado com várias melhorias e novos recursos, além de correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como instalar a interface do Wine WineZGUI no Linux via Flatpak
- Como instalar o cliente GOG Minigalaxy no Linux via Flatpak
- Como instalar o Playonlinux no Linux manualmente
o Wine é um software livre e também uma camada de compatibilidade para permitir a execução de aplicativos e jogos do Windows em sistemas operacionais baseados em Linux e UNIX.
Originalmente, Wine é um acrônimo para “Wine Is Not an Emulator” (“Wine não é um emulador”), o Wine é um recurso muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Além da versão estável, esse aplicativo possui uma versão de desenvolvimento que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares de Wine. Com ela, você tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria dos usuários.
Destaques do Wine 3.12
Wine 3.12 atualiza o Unicode para o 11.0.0, traz melhorias de configuração, como configurar o proxy no painel de controle da Internet, a sintaxe corrigida para o comando cmd.exe, novidades nas fontes de Wingdings, e correções de erros que estavam nas versões anteriores.
Em relação às correções desses bugs, alguns usuários que já experimentaram perceberam mudanças substanciais em relação à versão anterior, como algumas mensagens de erro que não estavam mais aparecendo, afetando principalmente jogos como Splinter Cell: Blacklist, Heroes of Might, Magic III HD Edition, League of Legends, World of Warcraft, Overwatch y Diablo III.
Como dá para ver, eles se concentraram especialmente em jogos.
Então, com esses bugs reparados e estes e muitos outros novos recursos adicionados, esse software está a mais um passo para lançar sua futura versão estável.
Para mais detalhes sobre essa versão, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Wine 3.12
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine