O Wine 3.8 foi lançado e recebeu suporte a decodificação de MP3, infraestrutura de testes para escrever driver de kernel, além de outras melhorias e correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como instalar a interface do Wine WineZGUI no Linux via Flatpak
- Como instalar o cliente GOG Minigalaxy no Linux via Flatpak
- Como instalar o Playonlinux no Linux manualmente
Wine é um software livre e também uma camada de compatibilidade para executar aplicativos e jogos do Windows em sistemas operacionais baseados em Linux e UNIX,
Ainda não conhece o projeto? O Wine (originalmente um acrônimo para “Wine Is Not an Emulator” ou “Wine não é um emulador”) é um recurso muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Além da versão estável, esse aplicativo possui uma versão de desenvolvimento que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares de Wine. Com ela, você tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria dos usuários.
Destaques do Wine 3.8
O Wine 3.8 está agora disponível como o mais recente lançamento bi-semanal de desenvolvimento deste popular programa para rodar jogos e programas do Windows, no Linux e no macOS.
Essa versão acrescenta infraestrutura de testes para escrever driver de kernel. Agora ele exibe propriedades de arquivos dentro do navegador Shell, adiciona suporte de decodificação de MP3 ao DirectX Media Object, adiciona mais funcionalidade ao agendador de tarefas, suporta agregação COM no UrlMon e tem 32 correções de bugs conhecidas.
As correções de bug vão desde cuidar de problemas para o Adobe Premiere Elements, 14 até consertar o Steam Big Picture Mode e outras correções de jogos.
A lista completa de correções e mudanças para o Wine 3.8 pode ser encontrada na nota de lançamento.
Como instalar o Wine 3.8
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine