O Wine 3.5 foi lançado e recebeu suporte a chaves criptográficas RSA/ECDSA, mais suporte a Vulkan, além de outras melhorias e correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como instalar a interface do Wine WineZGUI no Linux via Flatpak
- Como instalar o cliente GOG Minigalaxy no Linux via Flatpak
- Como instalar o Playonlinux no Linux manualmente
- Voyager GS Gamers – um Ubuntu LTS voltado para jogos
- Como instalar Wine no Debian e derivados
Wine é um software livre e também uma camada de compatibilidade para executar aplicativos e jogos do Windows em sistemas operacionais baseados em Linux e UNIX,
Se você ainda não conhece o projeto, o Wine (originalmente um acrônimo para “Wine Is Not an Emulator” ou “Wine não é um emulador”) é um recurso muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Além da versão estável, esse aplicativo possui uma versão de desenvolvimento que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares de Wine. Com ela, você tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria dos usuários.
Destaques do Wine 3.5
O Wine 3.5 está agora disponível como o mais recente lançamento bi-semanal deste popular programa para rodar jogos e programas do Windows, no Linux.
O Wine 3.5 continua o tema recente de ativação do suporte Vulkan, mais notavelmente nesta frente, apresenta seu novo carregador básico Vulkan.
Isso significa que os usuários do Wine não precisam mais instalar manualmente o LunarG SDK for Windows para ter suporte ao Vulkan, mas, agora, essa biblioteca de carregador desenvolvida sob medida é fornecida por padrão.
Esta implementação, entretanto, não suporta múltiplos drivers e notavelmente não inclui suporte para camadas Vulkan, então aqueles que necessitam de tais recursos ainda irão querer instalar manualmente o SDK LunarG.
A biblioteca Vulkan em sua forma atual, junto com o recente suporte ao Vulkan do Wine, é bom o suficiente para lidar com Wolfenstein, Doom, e as várias demos do Windows VK e etc.
O Wine 3.5 também inclui suporte para chaves criptográficas RSA e ECDSA, melhora seu analisador de arquivos de manifesto e suporta a barra de ferramentas Locais em diálogos de arquivos.
Então, resumidamente, o Wine 3.5 é traz os seguintes destaques:
- Mais suporte Vulkan, incluindo o carregador vulkan-1;
- Suporte para chaves criptográficas RSA e ECDSA;
- Analisador de arquivos de manifesto aprimorado;
- Suporte para a barra de ferramentas Locais em diálogos de arquivos.
Além disso, essa atualização também entrega um total de 58 correções de bugs.
Para mais detalhes sobre essa versão, acesse a nota de lançamento.
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine
Conheça melhor o Wine
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Como remover o indicador de teclado no Ubuntu com Unity
- TrueOS 18.03 lançado – Confira as novidades e baixe
- Lançado Wine 3.5 com suporte a chaves criptográficas RSA/ECDSA