O Wine 3.3 foi lançado e recebeu suporte inicial para a API de gráficos Vulkan de próxima geração e multiplataforma, criada pelo The Khronos Group. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como instalar o compactador WinRAR no Linux via Snap
- Vineyard, a maneira fácil de configurar Wine no Ubuntu
- Como instalar a interface para Wine Wineglass no Linux via Flatpak
- Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via Flatpak
- Como instalar o popular player Foobar2000 no Linux via Snap
O Wine é um software livre e uma camada de compatibilidade para executar aplicativos e jogos do Windows em sistemas operacionais baseados em Linux e UNIX,
Para quem ainda não conhece o projeto, o Wine (originalmente um acrônimo para “Wine Is Not an Emulator” ou “Wine não é um emulador”) é um recurso muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Além da versão estável, esse aplicativo possui uma versão de desenvolvimento que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares de Wine. Com ela, você tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria dos usuários.
Destaques do Wine 3.3
Wine já permite que os usuários de Linux e Mac executem aplicativos e jogos do Windows em cima de seus sistemas operacionais e, a partir de hoje, o projeto de software de código aberto recebeu suporte inicial a Vulkan, o que foi prometido desde o ano passado, quando seus desenvolvedores anunciaram o lançamento do Wine 3.0 .
Nos últimos dois anos, a Vulkan provou ser uma API (Application Programming Interface) gráfica de alta eficiência em placas gráficas modernas, adotada cada vez mais por desenvolvedores de jogos em Linux, Windows, MacOS e até mesmo sistemas operacionais móveis, como Android e iOS, bem como consoles de jogos.
Wine 3.3 é o primeiro lançamento com o suporte a Vulkan. Essa versão também habilita o fluxo de comando multi-threaded Direct3D e as texturas multisample por padrão e adiciona suporte para controladores de jogos através do SDL (Simple DirectMedia Layer), além de suporte para carregar binários .NET de linha de comando (command-like-only).
O Wine 3.3 também inclui um total de 35 correções de bugs, melhorando o suporte para o Max Payne 2, Cosmology of Kyoto, Secret Files: Tunguska, Secret of the Luxor, Sherlock Holmes vs Jack the Ripper, Pingu, Rust, Pettson and Findus, The Witcher 3, The Witness, Magic The Gathering Online, Just Cause 2 e muitos jogos Klik & Play.
Além disso, no Wine 3.3 foram aprimorados os aplicativos The Action Replay Code Manager, Foxit PDF Reader, VSphere 6.0, Janetter 4.1.1.0, Symantec Norton 360, Photo Renamer 3.x e 4.x, Sentinel HASP, Minitab 16, SIGMA Photo Pro 6, Bankperfect 8.0.0.373, CodeXL 2.3, BaiduMusic, RT Se7en Lite e Windows Media Player 6.4
Antes de instalar essa versão, esteja ciente de que este é um marco de pré-lançamento, não estável o suficiente para qualquer trabalho de produção.
Para mais detalhes sobre essa versão, acesse a nota de lançamento.
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine
Conheça melhor o Wine
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Como personalizar seu Android ao máximo sem complicações
- Lançado Wine 3.3 com suporte inicial para API Vulkan
- Arch Linux 2018.03.01 lançado – Confira as novidades e baixe
- Pushbullet Indicator – responda WhatsApp, SMS e Telegram no desktop