Foi lançado o Wine 3.0.1 estável trazendo 60 correções de bugs além de melhorias e recursos importantes. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como instalar a interface do Wine WineZGUI no Linux via Flatpak
- Como instalar o cliente GOG Minigalaxy no Linux via Flatpak
- Como instalar o Playonlinux no Linux manualmente
O Wine é um software livre, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Ou seja, o Wine é uma camada de compatibilidade do Windows para Linux que permite que você, embora com variadas notas de sucesso, executem aplicativos do Windows no Linux e no MacOS.
Por conta dessa importante funcionalidade, o programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Para aqueles que não conhecem o projeto, o Wine (originalmente um acrônimo para “Wine Is Not an Emulator” ou “Wine não é um emulador”) é uma camada de compatibilidade capaz de executar aplicativos Windows em vários sistemas operacionais compatíveis com POSIX, como Linux, Mac OSX, e BSD.
Wine possui uma versão estável e uma de desenvolvimento. Essa última, fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares de Wine. Com ela, você tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria dos usuários.
Destaques do lançamento do Wine 3.0.1
O primeiro lançamento de correção de bugs para a série Wine stable 3.0 traz um total de 60 correções de bugs.
O Wine stable 3.0.1 traz correções de erros com o Microsoft SQL Server, o Microsoft Office, o Symantec Norton 360, o Microsoft .NET e muito mais.
No lado dos jogos, há correções para Civilization V, Black and White 2, Bermudas, Wolf RPG Editor e outros.
Para mais detalhes sobre essa versão, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Wine 3.8
Para instalar o Wine 3.0 estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine, use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora