A Canonical anunciou o lançamento do pacote Ubuntu-WSL para oferecer melhor integração com o Ubuntu no WSL do Windows. Confira os detalhes dessa novidade.
Para quem ainda não conhece, o WSL, ou Windows Subsystem for Linux (Subsistema Windows para Linux) é o nome de um módulo do sistema operacional Windows 10 que permite executar uma distribuição Linux dentro do Windows.

A ideia por trás desse software é disponibilizar aos usuários um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, para que estes possam executar programas nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows, sem a necessidade de usar emuladores ou máquinas virtuais.
O Ubuntu, já está disponível nesse recurso há um bom tempo. Mas agora, ele poderá ser melhorado.
- Arch Linux chega oficialmente ao Windows Subsystem for Linux 2
- Como redefinir a senha do usuário no Linux WSL (Linux no Windows)
- Arch Linux Pode Ser a Nova Adição ao WSL da Microsoft Breve
- Arch Linux estará disponível oficialmente no WSL para Usuários Windows
Lançado Ubuntu-WSL para oferecer melhor integração com o Ubuntu no WSL do Windows
Balint Reczey, da Canonical, anunciou a adição de um novo pacote ubuntu-wsl que será instalado por padrão quando rodar o Ubuntu no Windows subsistema para Linux, a fim de proporcionar uma melhor integração.
Como dito antes, o Ubuntu já é a principal distribuição Linux disponível na Microsoft Store para rodar em WSL/WSL2. Com o Ubuntu-WSL, este meta-pacote irá melhorar a experiência dos usuários.
No momento, o ubuntu-wsl extrai o wslu, uma coleção de utilitários para o Windows Subsystem for Linux.
Esses utilitários facilitam a criação de um atalho para programas Linux a partir da área de trabalho do Windows 10, uma ferramenta de captura de tela, uma ferramenta para acessar variáveis de ambiente do Windows, uma implementação de navegador falsa para encaminhar solicitações da Web ao navegador padrão do Windows e outros aprimoramentos de integração.
O WSLU é desenvolvido separadamente do Canonical/Ubuntu e pode ser encontrado no GitHub e funciona com várias distribuições do Linux no WSL, enquanto a Canonical o disponibilizará por padrão para o Ubuntu no WSL.
Além da WSLU, este novo meta-pacote ubuntu-wsl é considerado um alvo para mais recursos da WSL no futuro. Mais detalhes podem ser visualizados no blog de Balint.
Em uma leitura relacionada, Tara Raj, da Microsoft, escreveu ontem uma postagem no Medium sobre mais informações sobre o Linux/WSL para Windows.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
- RetroArch 1.21.0 lançado com melhorias em núcleos e compatibilidade
- YouTube apresenta novas mudanças no mini player para Android
- Como instalar o leitor de feeds Fluent Reader no Linux via Snap
- Acompanhe as fases da lua direto no Ubuntu com a extensão Luna