Lançado o RC do SQL Server 2022 para Linux

A Microsoft anunciou que foi lançado o RC do SQL Server 2022 para Linux. Confira os detalhes dessa importante prévia de lançamento.

Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais ou SGBDR, são softwares que gerenciam bancos de dados relacionais. E o Microsoft SQL Server é um sistema gerenciador de Banco de dados relacional desenvolvido inicialmente pela Sybase em parceria com a Microsoft.

A Microsoft anunciou esta semana a disponibilidade de um candidato a lançamento do SQL Server 2022 para sistemas operacionais Linux selecionados.

Novidades do RC do SQL Server 2022 para Linux

Lançado o RC do SQL Server 2022 para Linux
Lançado o RC do SQL Server 2022 para Linux

A versão Linux do SQL Server 2022 não inclui apenas os recursos incluídos no SQL Server 2022 RC lançado em 23 de agosto para Windows, mas também oferece suporte a vários recursos de nuvem relacionados ao Azure.

Os recursos incluídos incluem Query Store para monitorar o desempenho do sistema capturando automaticamente o histórico de consultas, planos e estatísticas de tempo de execução.

Além dos novos recursos adicionados no RC 0, esta versão do Linux também oferece suporte a recursos como Azure Synapse Link e Azure Active Directory Authentication.

Os novos recursos do SQL Server 2022 incluem:

  • Otimização de planos sensíveis a parâmetros
  • Aprimoramentos do repositório de consultas
  • Link para a Instância Gerenciada do SQL do Azure
  • Grupos de disponibilidade independentes
  • Ligação do Azure Synapse para SQL
  • Replicação de Gravação Múltipla
  • Autenticação do Azure Active Directory
  • Integração do Azure Purview
  • Razão do SQL Server
  • Integração de armazenamento AWS S3

Este RC também apresenta adições de idioma, incluindo Approximate Percentile Cont, que a Microsoft diz que “retorna o valor do conjunto de valores em um grupo, de acordo com as especificações de percentil e classificação fornecidas”, e Approx Percentile Cont, que “retorna um valor interpolado aproximado do conjunto de valores d’ um grupo com base no valor do percentil e nas especificações de classificação’.

No lado da otimização do plano com reconhecimento de parâmetros, esse é um novo aprimoramento de processamento de consulta inteligente projetado para melhorar o desempenho das cargas de trabalho existentes sem alterações no código do aplicativo.

Anteriormente, o SQL Server armazenava em cache um único plano por procedimento armazenado. Isso foi baseado em um conjunto de parâmetros e foi chamado de rastreamento de parâmetros.

Aprimoramentos do Repositório de Consultas é um recurso de desempenho que ajuda você a acompanhar melhor o histórico de desempenho e solucionar problemas de desempenho e plano de consulta.

Nas versões anteriores, você precisava habilitar manualmente o Repositório de Consultas. Com o SQL Server 2022, o Query Store agora será habilitado por padrão para novos bancos de dados, fornecendo melhor inteligência e insights de consulta.

O Repositório de Consultas agora também oferecerá suporte a réplicas somente leitura do grupo de disponibilidade, fornecendo uma melhor análise de desempenho para suas cargas de trabalho somente leitura.

Você também pode usar as dicas do Repositório de Consultas para moldar os planos de consulta e melhorar a execução da consulta sem alterar o código do aplicativo.

Em relação ao Azure, a versão Linux do SQL Server 2022 suporta os seguintes recursos:

  • Link do Azure Synapse – permite que os desenvolvedores usem o Azure Synapse Analytics para acessar fácil e diretamente o repositório de análise do Azure Cosmos DB. O Integration Runtime (IR) não pode ser instalado no ambiente Linux, portanto, você precisará executar o IR em uma máquina Windows que esteja na mesma rede que a máquina Linux executando a instância do SQL Server à qual você está se conectando.
  • Autenticação do Azure Active Directory (ADD) – SQL Server no Linux agora inclui suporte para AAD. Os contêineres do SQL Server não oferecem suporte a esse recurso no momento
  • Para grupos de disponibilidade distribuídos, há suporte para a alteração REQUIRED SYNCHRONIZED SECONDARIES TO COMMIT.

Para saber mais sobre essa versão do RC do SQL Server 2022 para Linux, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o RC do SQL Server 2022 para Linux

O SQL Server 2022 RC 0 já está disponível para os sistemas operacionais Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e Ubuntu. Para baixar as imagens de contêiner RC 0 mais recentes, você deve usar as tags ‘2022-latest’ para imagens de contêiner.

O SUSE Linux Enterprise Server ainda não tem suporte para executar o SQL Server 2022 Preview, mas isso acontecerá com “uma versão posterior”.

Você pode seguir as instruções de instalação no seguinte endereço.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.