O projeto KDE anunciou o lançamento da quarta atualização do seu ambiente, o KDE Plasma 5.10.4. Confira as novidades e veja como ficou.
- Como instalar o monitor Sensors Unity no Linux via Snap
- Como instalar o editor de menu AppEditor no Linux via Flatpak
- Instale o Classic Menu Indicator no Ubuntu
- Como atrasar a inicialização de aplicativos nos ambientes GNOME e Unity
- Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 18.04 ou superior
KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita e que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto afirma que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Plasma 5.10 apresenta uma série de melhorias em toda a pilha que, segundo o anúncio de lançamento, visa “dar aos usuários uma experiência que faz jus ao nosso slogan: simples por padrão, poderoso quando necessário.”
Mas precisamente o que é novo e melhorado em Plasma 5.10? Confira abaixo as novidades.
Conheça melhor o KDE Plasma
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
Conheça as novidades do KDE Plasma 5.10.4
O KDE Plasma 5.10.4 chega três semanas depois da versão 5.10.3, lançado no mês anterior, e parece que ele adiciona outra camada de melhorias corrigindo bugs irritantes em vários componentes. Em resumo, esta versão adiciona um mês de novas traduções e correções de contribuintes do KDE .
As correções de bugs geralmente são pequenas, mas importantes: De acordo com o changelog, um total de 36 problemas foram resolvidos através do gerenciador de janelas e componentes de KWin, do gerenciador de pacotes Plasma Discover e do daemon Bluetooth Bluedevil.
Os componentes Plasma Desktop, Plasma Workspace, Plasma Addons, Configurações do sistema, SDDM KCM e xdg-desktop-portal-kde também foram aprimorados, e entre alguns dos itens que chamaram a atenção, podemos citar o suporte para janelas sombreadas no KWin, juntamente com um melhor suporte para a pilha de gráficos Mesa 17.x, bem como um melhor suporte para PackageKit e Flatpak no Plasma Discover.
KDE Plasma 5.10 chegar ao fim da vida em 22 de agosto de 2017
Haverá apenas uma versão agendada do bugfix para o ambiente de trabalho do KDE Plasma 5.10, a 5.10.5, que será iniciada no próximo mês, em 22 de agosto de 2017, para marcar o fim da vida da série.
Provavelmente não haverá grandes soluções implementadas no KDE Plasma 5.10.5, pois os desenvolvedores se concentrarão no próximo lançamento principal, o KDE Plasma 5.11.
Até então, é recomendável que todos os usuários que executam o KDE Plasma 5.10.3 ou uma compilação anterior da série Plasma 5.10 atualizem a versão atual do KDE Plasma 5.10.4 o mais rápido possível ou, mais precisamente, assim que os novos pacotes chegarem nos repositórios de software de suas distribuições Linux favoritas.
Para mais detalhes sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Para ver o sistema em uso, assista o vídeo abaixo:
Instale/atualize o Plasma 5.10.4
Se você estiver executando o KDE Neon, você será capaz de atualizar para o Plasma 5.10.4 nas próximas semanas.
Para quem não conhece, o KDE neon é uma distribuição Linux baseada no Kubuntu na forma de um Live DVD, com o mais recente ambiente de trabalho KDE Plasma e outros softwares da comunidade KDE.
Além da imagem de DVD instalável, o projeto fornece um repositório de software que está em rápida evolução com as versões mais recentes dos aplicativos KDE.
KDE Neon – o jeito fácil de experimentar a última versão do KDE Plasma
Em breve, quando estiver disponível no repositório Kubuntu Backports, também será possível instalar o ambiente em distribuições baseadas no Ubuntu, usando esse tutorial:
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu