Correndo contra o prejuízo, foi lançado o iOS 17.0.3 para corrigir o superaquecimento, e mais outros problemas relatados pelos usuários.
Boas notícias, usuários do iPhone! Se você foi forçado a usar luvas de amianto porque seu iPhone estava tão quente quanto o sol, talvez você não precise mais usar nenhuma proteção quando quiser tocar em seu aparelho.
Isso porque a Apple enviou o iOS 17.0.3, como esperado, para exterminar os bugs que levavam as unidades do iPhone a esquentar enquanto a bateria descarregava.
Lançado o iOS 17.0.3 para corrigir o superaquecimento, e mais
Sim. Foi lançado o iOS 17.0.3 para corrigir o superaquecimento, e mais. A maioria das reclamações se concentrou no iPhone 15 Pro e iPhone Pro Max, embora outros modelos rodando iOS 17 também estivessem esquentando.
Embora a Apple tenha culpado um bug de software pelos problemas, certos aplicativos, como o site de mídia social Instagram e o serviço de transporte compartilhado Uber, quando abertos, pareciam desencadear o aumento de temperatura que afetou alguns dos smartphones da Apple.
Tanto o Instagram quanto o Uber enviaram atualizações e os desenvolvedores do jogo para celular Asphalt 9 estavam supostamente trabalhando em uma correção.
Mas a Apple respondeu rapidamente aos relatos de superaquecimento de iPhones e disse no fim de semana que o problema era um bug no iOS 17 e prometeu lançar uma atualização.
A atualização também deve melhorar a vida útil da bateria para quem tem um iPhone superaquecido.
Reclamações de usuários sugeriam que a bateria de seus aparelhos superaquecidos estava descarregando a uma taxa de 1 ponto percentual por minuto.
Por exemplo, 10 minutos navegando no Instagram em um iPhone superaquecido reduziria a duração restante da bateria em 10 pontos percentuais.
O iOS 17.0.3, que está sendo disseminado junto com o iPadOS 17.0.3, está disponível para iPhone XS e posterior, iPad Pro de 12,9 polegadas de 2ª geração e posterior, iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 11 polegadas de 1ª geração e posterior, iPad Air de 3ª geração e posterior, iPad de 6ª geração e posterior e iPad mini de 5ª geração e posterior.
A Apple diz no cartão de atualização:
“Esta atualização fornece correções de bugs importantes e resolve um problema que pode fazer com que o iPhone aqueça mais do que o esperado.”
Além de diminuir a pressão sobre as unidades afetadas do iPhone, o iOS 17.0.3 também corrige algumas vulnerabilidades de segurança, incluindo uma no Kernel, que é a parte de um sistema operacional que tem controle sobre tudo.
CVE-2023-42824 (os números de vulnerabilidades e exposições comuns são usados para catalogar vulnerabilidades de segurança cibernética) pode permitir que invasores locais elevem seus privilégios e acessem dados que não deveriam conseguir acessar.
A Apple afirma estar ciente de relatos de que essa falha foi explorada em versões do iOS anteriores ao iOS 16.6. A vulnerabilidade foi corrigida usando verificações aprimoradas.
A segunda vulnerabilidade corrigida pela atualização trata do WebRTC, que é um projeto de código aberto usado por desenvolvedores para permitir comunicação em tempo real de vídeo, voz e texto entre navegadores da web e dispositivos móveis.
CVE-2023-5217 pode resultar em buffer overflow, levando à execução arbitrária de código. Este último pode permitir que um invasor execute código arbitrário, comprometa o sistema e roube dados pessoais e confidenciais.
Mesmo que o seu iPhone não esteja esquentando e esquentando demais para ser manuseado, pode ser necessário instalar a atualização por motivos de segurança. Vá para Configurações > Geral > Atualizações de software e siga as instruções.