Lançado o Firmware 1.0 do Flipper Zero

Depois de três anos de desenvolvimento, a equipe Flipper Zero anunciou que finalmente foi lançado o Firmware 1.0 do Flipper Zero.

O Flipper Zero é um dispositivo programável para pentesters que enfrentou controvérsia após usuários postarem vídeos online mostrando atividades ilegais.

Por causa disso, o gadget foi banido ou restrito em alguns países, Canadá, Brasil e na plataforma de comércio eletrônico da Amazon.

Agora, após três anos de desenvolvimento, a equipe Flipper Zero anunciou o lançamento da primeira versão principal do firmware para o dispositivo de hacking portátil e personalizável.

Lançado o Firmware 1.0 do Flipper Zero

Lançado o Firmware 1.0 do Flipper Zero – Visão geral dos recursos do Firmware 1.0 Fonte: Flipper Zero

À primeira vista, a primeira versão principal do firmware estável solidifica o suporte para 89 protocolos de rádio, 4 infravermelhos e 20 RFID.

Ele adiciona comunicações Bluetooth e NFC mais rápidas, suporte a JavaScript, carregamento dinâmico de aplicativos de terceiros e um mês de duração da bateria no modo de espera.

É importante ressaltar que, embora as versões anteriores do firmware do Flipper Zero tenham introduzido alguns dos recursos presentes na revisão mais recente, eles não eram totalmente estáveis ​​e os usuários frequentemente encontravam falhas inesperadas.

A versão atual fornece operação mais estável e melhor desempenho.

Destaques do Firmware 1.0

A equipe do Flipper Zero destaca os seguintes recursos principais no anúncio do lançamento do Firmware 1.0:

  • Carregamento dinâmico de aplicativos : os usuários agora podem instalar aplicativos desenvolvidos pela comunidade a partir de um catálogo de aplicativos, economizando memória do sistema ao executar aplicativos de arquivos FAP (Flipper Application Package) no cartão microSD.
  • Revisão do subsistema NFC : O sistema NFC foi completamente reescrito, melhorando a velocidade de leitura do cartão, adicionando suporte para novos tipos de cartão (por exemplo, ICODE® SLIX, FeliCa™ Lite-S) e habilitando um sistema de plug-in para analisadores de cartão do usuário.
  • Suporte a JavaScript : o Flipper Zero agora oferece suporte a JavaScript, tornando o desenvolvimento de aplicativos mais acessível em comparação com C/C++.
  • Melhorias em sub-GHz : adicionado suporte para 89 protocolos de rádio, capacidade de ouvir walkie-talkies analógicos e um novo formato de arquivo BinRAW para armazenamento e compartilhamento eficientes de sinais.
  • Melhorias no infravermelho (IR) : novos controles remotos IR universais para vários dispositivos e suporte para hardware IR externo com LEDs mais potentes.

Lançado o Firmware 1.0 do Flipper Zero – Desempenho de leitura de cartão do novo sistema NFC Fonte: Flipper Zero

As melhorias gerais do sistema incluem uma vida útil da bateria estendida no modo de espera de uma semana para um mês. O novo firmware Flipper Zero também vem com o dobro da velocidade de transferência para conexões Bluetooth (BLE) com dispositivos Android.

Além disso, as atualizações de firmware via Bluetooth são entregues 40% mais rápido devido à melhor compactação dos pacotes de atualização.

Recomenda-se que os usuários do popular dispositivo de teste de penetração atualizem sua versão de firmware para a versão mais recente para uma funcionalidade mais confiável dos recursos oferecidos.

O firmware mais recente está disponível gratuitamente no portal oficial de downloads no site Flipper Zero, e sua instalação é possível via Bluetooth de um dispositivo móvel ou do computador usando uma conexão USB com o aplicativo qFlipper.

Como instalar o atualizador de firmware qFlipper no Linux via Flatpak
Em relação aos próximos passos na evolução do Flipper Zero além desta versão principal, um membro da equipe disse ao site BleepingComputer que seu foco principal mudará para o desenvolvimento de um novo produto.

No entanto, o Flipper Zero continuará a expandir suas capacidades e os desenvolvedores abordarão e corrigirão problemas existentes, bem como aceitarão patches conduzidos pela comunidade.

Sair da versão mobile