Scott Petrovic, da Krita Foundation, anunciou o lançamento e a disponibilidade imediata do software de pintura digital Krita 4.0 para sistemas Linux, Windows e Mac. Confira as novidades e veja como instalar.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
Embalando dezenas de novos recursos e melhorias, o Krita 4.0 pode ser considerado um dos maiores lançamentos já feitos pelo popular aplicativo de pintura digital, usado por vários artistas ao redor do mundo.
Os destaques desta importante versão incluem o suporte a SVG (Scalable Vector Graphics), uma nova ferramenta de texto, ferramentas vetoriais aprimoradas, scripts em Python, uma nova tela inicial e um novo tema mais darker.
Na nota de lançamento, Scott Petrovic comentou:
“Com uma reescrita completa do formato de arquivo da camada vetorial, a adição de script Python, uma nova ferramenta de texto e muito mais, o Krita 4.0 é um dos maiores lançamentos de todos os tempos. Há muito para explorar e desfrutar! Como um time, nós Estamos felizes e orgulhosos por termos alcançado este marco e estamos ansiosos para construir o Krita 4 para muitos lançamentos que estão por vir.”
Os novos recursos do Krita 4.0 incluem uma nova Colorize Mask Tool para facilitar a coloração da linha, a capacidade de adicionar máscaras à ponta do pincel para efeitos mais vívidos, novas predefinições de pincel como pacotes, a capacidade de atribuir atalhos de teclado a um pincel específico predefinições, a capacidade de executar scripts dentro do Krita com o Console de Scripts Interno e suporte para alternar rapidamente entre valores de opacidade, tamanho e fluxo do pincel.
Um novo plug-in Comic Project Management Tools permitirá que os artistas gerenciem várias páginas para um projeto de quadrinhos, e a janela de encaixe paleta recebeu suporte a arrastar e soltar, agrupamento e renomeação de cor, bem como suporte ao carregamento de paletas Swatchbooker (SBZ) e Scribus XML.
O Krita 4.0 também introduz tamanhos de pincel maiores, pincéis multithread para um aumento de desempenho e várias melhorias no editor de pincel.
Várias predefinições de pincel foram atualizadas também no Krita 4.0, que permite que os artistas visualizem uma grade de pixels ao ampliar 800%. Outros aprimoramentos notáveis incluem grades isométricas, várias melhorias na paleta pop-up e no assistente de pintura, a capacidade de redimensionar miniaturas na janela de encaixe predefinida, avisos aprimorados ao salvar projetos sem camadas e melhor economia de fundo.
Como esperado, há uma lista enorme de bugs que foram corrigidos nesta grande atualização do Krita, então, se você estiver interessado em saber o que exatamente foi alterado, leia a nota de lançamento.
Como instalar o Krita 4.0 no Linux
Para instalar o Krita no Linux, use um dos procedimentos abaixo
Como instalar o app de desenho e pintura Krita no Linux
Desenho e pintura no PC: Instale o Krita no Ubuntu e outras distros linux
Conheça melhor o Krita
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Confira o cronograma de lançamento do GNOME 3.30 “Almeria”
- Zentyal Server 5.1 lançado – Confira as novidades e baixe
- Linux Mint 19 “Tara” chega em junho, pré-instalado no Mintbox Mini 2
- Lançado Krita 4.0 – Confira as novidades e veja como instalar