Lançado KDE Frameworks 5.42 para o KDE Plasma 5.12 LTS

O Projeto KDE anunciou a atualização mensal para janeiro de 2018 do pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5, que será a base para o futuro ambiente KDE Plasma 5.12 LTS. Confira as novidades.


KDE Frameworks é uma coleção de bibliotecas e frameworks de software do KDE que forma a base tecnológica para o KDE Plasma 5 e aplicativos do KDE, distribuídos sob a GNU Lesser General Public License (LGPL) e disponíveis para vários sistemas operacionais.

Lançado KDE Frameworks 5.42 para o KDE Plasma 5.12 LTS
Lançado KDE Frameworks 5.42 para o KDE Plasma 5.12 LTS

Essa estruturas individuais incluídas oferecem uma grande variedade de funcionalidades que fornecem soluções, incluindo integração de hardware, suporte de formato de arquivo, elementos de controle gráficos adicionais, funções de traçado, verificação ortográfica e muito mais.

KDE Neon – o jeito fácil de experimentar a última versão do KDE Plasma

Novidades do KDE Frameworks 5.42

O KDE Frameworks 5.42.0 está chegando a tempo para o ambiente de desktop KTS Plasma 5.12 LTS Beta, que já será lançado, e inclui inúmeras melhorias e correções de bugs para vários componentes, como Baloo, ícones Breeze, KActivities, KCoreAddons, KDeclarative, KDED, DBusAddons, KConfig, KDocTools, KHTML, KEmoticons, KFileMetaData, KI18n, KIO, KInit, Kirigami e KJobWidgets.

Essa versão também melhora coisas como KNewStuff, KNotification, KRunner, KWayland, KTextEditor, KWallet Framework, KWidgetsAddons, KXMLGUI, NetworkManagerQt, Plasma Framework, Prison, QQC2StyleBridge, Sonnet, destaque de sintaxe, KPackage Framework, além de suporte KDELibs 4 e módulos CMake adicionais.

“O KDE anuncia o lançamento do KDE Frameworks 5.42.0. O KDE Frameworks são 70 bibliotecas adicionais para o Qt, que oferecem uma ampla variedade de funcionalidades comuns em bibliotecas maduras, revisadas e bem testadas com termos de licenciamento amigáveis. Esta versão faz parte de uma série de lançamentos mensais planejados, disponibilizando melhorias aos desenvolvedores de forma rápida e previsível”.

Destaques do KDE Frameworks 5.42

Entre os destaques da versão do KDE Frameworks 5.42.0, podemos citar correções para o CMake 3.10 ou com avisos AUTOMOC, uso mais generalizado do registro categorizado, que pode ser usado para desativar a saída de depuração por padrão.

O tema do ícone da Breeze agora usa o ícone original do aplicativo Vivaldi, inclui um ícone do artista do álbum atualizado, bem como suporte ao ícone da brisa gnumeric e o suporte ao editor de layout do labplot.

A detecção de caminho absoluto para o CMake 3.5 agora funciona em sistemas operacionais baseados em Linux.

O KDeclarative inclui controles QML para a criação do KCM, o KDELibs 4 agora deve compilar no MinGW32, um vazamento de memória foi corrigido no KuitStaticData, o BatchRenameJob foi adicionado ao KIO, além de suprimir o suporte, e o KPackage Framework agora compila contra a estrutura de aplicativos do Qt 5.7.

KDE Frameworks 5.42.0 é essencial para o próximo ambiente de desktop LTS do KDE Plasma 5.12, e está chegando em breve aos repositórios estáveis ​​de software do seu sistema operacional Linux favorito.

Para saber mais detalhes sobre essa versão do KDE Frameworks, acesse a nota delançamento.

Conheça melhor o KDE Frameworks

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.