Os desenvolvedores do sistema operacional KaOS Linux lançaram um novo snapshot mensal, o Kaos 2018.06, que vem com o KDE Plasma 5.13 e muitos mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o Streaming music player Nuclear no Linux via Snap
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
Kaosé uma distribuição rolling release independente, que usa o desktop KDE com o gerenciador de pacotes Pacman (do Arch Linux).
Apesar de ter sido inspirado pelo Arch Linux, com o tempo, os desenvolvedores criam seus próprios pacotes que estão disponíveis em repositórios internos.
Como principal destaque, essa distribuição apresenta a versão mais recente do ambiente de trabalho do KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.
Além disso, o projeto utiliza um modelo de desenvolvimento rolling-release (atualização constante) e é construído exclusivamente para computadores de 64 bits.
Novidades do Kaos 2018.06
O KaOS 2018.6 chega dois meses após o lançamento do KaOS 2018.04, que comemorou o aniversário de 10 anos da distribuidção.
Os destaques desta versão incluem a otimização da inicialização e a minimização do uso da memória, proporcionando um tempo de trabalho mais rápido para o desktop, melhor desempenho no tempo de execução e menos consumo de memória.
O sistema também traz o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.13 com a primeira versão pontual, versão 5.13.1, junto com os pacotes de software KDE Applications 18.04.2 e KDE Frameworks 5.47.0, todos compilados com o Qt 5.11.1.
KaOS 2018.06 traz o KDE Plasma 5.13 e o Croeso, um assistente de primeira execução que ajuda a personalizar o sistema operacional. Apenas alguns dias após o anúncio do Plasma 5.13.1, você já pode vê-lo nesta nova versão.
Configurações do sistema com o framework Kirigami do KDE dá às páginas uma nova aparência. O KWin ganhou efeitos muito melhores para desfocagem e mudança de área de trabalho.
O KaOS 2018.06 usa o kernel do Linux 4.16.14 e a pilha de gráficos do Mesa 18.1.2 por padrão, e vem com o mais recente instalador gráfico do Calamares 3.2.
Outros componentes atualizados incluem o gerenciador de pacotes Pacman 5.1.0 do Arch Linux, o gerenciador de rede NetworkManager 1.10.10 e o servidor de exibição Wayland 1.15.0.
O trabalho do Wayland continuou, com o retorno das regras da janela, o uso de contextos EGL de alta prioridade e o suporte inicial a screencasts e compartilhamento de desktop. Além de uma prévia tecnológica da integração global do menu do GTK.
Esta ISO tem uma reformulação completa do tema Midna para 2018. Cerca de 2.500 novos ícones em uso, tema de login SDDM reescrito e uma comunidade KaOS selecionou o novo papel de parede.
Outra novidade é a criação do KaOS Croeso (Welsh for welcome) para ajudar na configuração de uma nova instalação.
Ele será executado no sistema recém-instalado e se oferece para ajustar cerca de 15 configurações comumente usadas e substitui o Kaptan, o antigo assistente de primeira execução baseado no PyQt.
Croeso dá as boas-vindas aos recém-chegados após a primeira inicialização para ajudá-los a configurar facilmente vários aspectos do KaOS, como configurações de tela, cores, ícones e temas, fontes, desktops virtuais decorações de janelas, estilo de widget e muito mais.
Sobre ele, o anúncio de lançamento diz o seguinte:
“Ele também inclui um seletor de papel de parede personalizado, informações de distribuição e notícias. Ele é escrito em QML e se encaixa bem com o aplicativo Welcome usado no sistema Live. O último agora inclui um Guia de Instalação totalmente reescrito (também no QML).”
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Kaos 2018.06
A imagem ISO do Kaos 2018.06 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux