Chegou o Debian 9 Stretch! Conheça as novidades baixe!

O projeto Debian anunciou o lançamento do Debian 9 Stretch, que a partir de agora, será a sua atual versão estável. Conheça as novidades e descubra onde baixar a distro.


O Debian é uma distribuição bastante popular que utiliza sistema de pacote DEB e que serve de base para a criação de várias outras. Ou seja, todas as distribuições que utilizam pacote no formato DEB (Ubuntu, Mint, Knoppix e etc), tiveram sua origem no Debian.

Chegou o Debian 9 Stretch ! Conheça as novidades baixe!
Chegou o Debian 9 Stretch ! Conheça as novidades baixe!

O sistema é como uma torre. Na base está o kernel. Em cima disso estão todas as ferramentas básicas. Em seguida está todo o software que você executa no computador. No topo da torre está o Debian – cuidadosamente organizando e ajustando tudo, para que tudo funcione em conjunto.

Novidades do Debian 9 Stretch

Debian 9 Stretch é o resultado de 26 meses de desenvolvimento. A equipe Debian dedicou essa versão ao fundador do projeto, Ian Murdock, que faleceu em 28 de dezembro de 2015.

Graças ao projeto Reproducible Builds, mais de 90% dos pacotes fonte incluídos no Debian 9 construirão pacotes binários idênticos bit-a-bit.

Essa é uma funcionalidade de verificação importante que protege os usuários contra tentativas maliciosas de adulterar compiladores e redes de construção. As versões futuras do Debian incluirão ferramentas e metadados para que usuários finais possam validar a procedência de pacotes dentro do repositório.

Outra boa novidade na área de segurança é que o sistema gráfico X não exige mais privilégios de root para executar.

A versão Stretch é a primeira versão do Debian a apresentar a ramificação modern do GnuPG no pacote gnupg. Isso traz criptografia de curva elíptica, padrões melhores, uma arquitetura mais modular e suporte melhorado a smartcards.

A distro continuará a fornecer a ramificação classic do GnuPG como gnupg1 para pessoas que precisam dela, mas agora ela está obsoleta.

O suporte a UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), introduzido primeiramente na Wheezy, continua a ser consideravelmente melhorado na Stretch, e também suporta a instalação em firmware UEFI de 32 bits com um kernel de 64 bits. As imagens Debian live agora também incluem suporte à inicialização UEFI como uma nova funcionalidade.

No Debian 9, a variante MySQL padrão agora é o MariaDB. A substituição dos pacotes do MySQL 5.5 ou 5.6 pela variante MariaDB 10.1 acontecerá automaticamente na atualização.

Chegou o Debian 9 Stretch! Conheça as novidades baixe!

Além disso, com o lançamento do Stretch, o Firefox e o Thunderbird retornam ao Debian, e substituem as suas versões com as marcas removidas (Iceweasel e Icedove), que estiveram presentes no repositório por mais de 10 anos.

Debian 9 Stretch vem com mais de 51.000 outros pacotes de software prontos para uso, construídos a partir de pouco mais de 25.000 pacotes fonte.

Dentre os softwares atualizados, destaque para os seguintes:

Apache 2.4.25, Asterisk 13.14.1, Chromium 59.0.3071.86, Firefox 45.9 (no pacote firefox-esr), GIMP 2.8.18, uma versão atualizada do ambiente de área de trabalho GNOME 3.22, Coleção de Compiladores GNU 6.3, GnuPG 2.1, Golang 1.7, KDE Frameworks 5.28, KDE Plasma 5.8, KDE Applications 16.08 e 16.04 para componentes PIM, LibreOffice 5.2, Linux 4.9, MariaDB 10.1, MATE 1.16, OpenJDK 8, Perl 5.24, PHP 7.0, PostgreSQL 9.6, Python 2.7.13 e 3.5.3, Ruby 2.3, Samba 4.5, systemd 232,Thunderbird 45.8, Tomcat 8.5, Xen Hypervisor e o ambiente de área de trabalho Xfce 4.12

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Confira mais detalhes sobre o Debian 9 Stretch, assistindo o vídeo abaixo:



Quer testar o novo sistema?

Caso você queira simplesmente testar o Debian 9 Stretch sem ter que instalá-lo, você pode usar uma das imagens live disponíveis. Elas carregam e executam o sistema operacional completo em um estado somente de leitura através da memória do seu computador.

Se você gostar do sistema operacional, você tem a opção de instalá-lo no disco rígido do seu computador a partir da imagem live. A imagem live está disponível para CDs, pendrives USB e configurações com inicialização via rede.

Inicialmente, essas imagens são fornecidas apenas para as arquiteturas amd64 e i386. Mais informações estão disponíveis na seção de imagens de instalação live no site web do Debian.

E se você quiser realmente instalar o sistema, dê uma olhada nesse vídeo:



Conheça melhor a distribuição Debian

Para saber mais sobre a distribuição Debian, clique nesse link.

Como atualizar o Debian Jessie para Stretch via terminal

Se você estiver usando a versão anterior do sistema para o novo Debian Stretch, acesse esse tutorial:

Como atualizar o Debian Jessie para Stretch via terminal

Baixe e experimente o Debian 9 Stretch

A imagem ISO do Debian 9 Stretch já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição e escolhendo a imagem de sua preferência.

Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:
Debian 9 Stretch DVD padrão
Debian 9 Stretch com Cinnamon
Debian 9 Stretch com Gnome
Debian 9 Stretch com KDE
Debian 9 Stretch com LXDE
Debian 9 Stretch com MATE
Debian 9 Stretch com XFCE

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.