Lançado Darktable 2.4.4 com Zoom de 50% no Modo Darkroom

Foi lançado o Darktable 2.4.4 com Zoom de 50% no Modo Darkroom e melhorias no suporte para a câmera Sony a6500 e muito mais. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar ou atualizar.


O Darktable é um processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.

Lançado Darktable 2.4.4 com Zoom de 50% no Modo Darkroom
Lançado Darktable 2.4.4 com Zoom de 50% no Modo Darkroom

Diferente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.

Utilizando edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.

Novidades do Darktable 2.4.4

Darktable 2.4.4 apresenta dois novos recursos, suporte aprimorado à câmera e muitas correções de bugs.

Os novos recursos mais proeminentes do darktable 2.4.4 são uma nova opção de zoom de 50% que foi implementada no modo Darkroom (câmara escura) para o menu suspenso de navegação e a capacidade de definir o raio quando (de) selecionar linhas no recurso de correção de perspectiva.

Além disso, o darktable 2.4.4 adiciona predefinições de balanço de branco para a câmera digital Sony a6500 Alpha mirrorless (Sony ILCE-6500), além de perfis de ruído para Canon EOS 800D, Canon EOS Kiss X9i, Canon EOS Rebel T7i, Nikon COOLPIX B700, Nikon D5600 e para a câmera digital Olympus TG-5.

Nessa versão, também atualiza as traduções em alemão e russo.

Correções de bugs e melhorias

Além dos novos recursos mencionados acima, o darktable 2.4.4 aborda vários problemas, aprimorando coisas como processamento lado a lado na ferramenta de remoção de neblina e alinhamento da ferramenta na ferramenta de correção da lente, mas também permitindo que o controle deslizante seja redefinido para 120%, quando clicado duas vezes na ferramenta de contraste local.

Além disso, a ferramenta de correção de perspectiva foi aprimorada para levar em consideração o parâmetro de aspecto ao avaliar configurações neutras, o darktable agora descarta máscaras de clone não utilizadas ao carregar arquivos XMP e remove todas as sub-máscaras ao limpar as máscaras de clonagem.

Um bug de acesso à memória fora dos limites também foi corrigido.

Outras alterações dignas de nota incluem melhorias no OpenCL, melhor instalação do Windows, melhor seleção de unidades na caixa de diálogo de importação em sistemas Windows e um pacote macOS atualizado.

Para mais detalhes, leia este tópico do fórum de suporte.

Como instalar o darktable 2.4.4

Você pode atualizar para o darktable 2.4.4 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.

Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.