Lançada gNewSense 3.0: que deixa o Ubuntu e passa a se basear no Debian

A distribuição Linux gNewSense 3.0 já está disponível para download. Entre as principais novidades estão o suporte a três arquiteturas e a mudança da base da distro do Ubuntu para o Debian.

gwsense

gNewSense é uma distribuição modificada para conter apenas software livre. Em versões anteriores ela era baseada no Ubuntu, mas a partir da versão 3.0, passará a usar o Debian, além de suportar três arquiteturas: i386 e x86_64/amd64 juntamente MIPS. A informação faz parte do anuncio oficial do lançamento, que diz:

A versão estável do gNewSense 3.0 é um fato. Com a ajuda de GNU Linux-libre e várias outras pessoas ajudando a verificar e cortar em questões de liberdade, fomos capazes de produzir uma nova versão principal que se alinha com as diretrizes de liberdade da Free Software Foundation, bem como as normas de qualidade do Debian. Você verá que o visual foi modificado a partir de versões anteriores, marcando a mudança do Ubuntu para o Debian como base. Também apoiamos agora 3 arquiteturas: i386, amd64 e mipsel (Lemote Yeeloong).

Independente da mudança, as diferenças entre a distribuição e o Ubuntu eram basicamente o fato de que firmwares fechados são removidos dos repositórios oficiais, que os repositórios com softwares não-livres não são ativados por padrão, que o repositório universe (suportado pela comunidade) é ativado por padrão e que os utilitários GNU (Emacs, NetHack e outros) são incluídos por padrão.

Os links para download estão disponíveis a partir do anúncio da lista de discussão .

Gostou da informação? Aproveite e também compartilhe nossas postagens clicando nos botôes do Gooogle+, Twitter e Facebook.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.