E foi lançada a primeira imagem ISO do Serpent OS. Confira os detalhes dessa primeira prévia e descubra onde baixar a distro.
Quatro anos atrás, dei a notícia de que Ikey Doherty está fazendo uma nova distribuição chamada Serpent Linux (que mais tarde foi alterada para Serpent OS) com o objetivo de fornecer à comunidade Linux uma distribuição verdadeiramente moderna para pessoas que querem apenas usar o Linux.
Agora, a espera finalmente acabou e a tão esperada distribuição Serpent OS de Ikey Doherty tem uma imagem ISO que as pessoas podem baixar e testar em hardware bare metal ou máquinas virtuais para ver do que se trata todo esse alvoroço.
Lançada a primeira imagem ISO do Serpent OS
Sim. Foi lançada a primeira imagem ISO do Serpent OS. O nome da distribuição é inspirado no jogo Serpent criado por Ikey Doherty.
Naquela época, o Serpent OS deveria ser fornecido com o ambiente de desktop KDE Plasma por padrão, mas as coisas mudaram e o GNOME foi escolhido como padrão para o lançamento inicial.
A primeira imagem ISO pré-alfa inclui a versão mais antiga do GNOME 45.3, mas tenho certeza de que o lançamento final usará uma versão mais recente.
O Serpent OS oferece uma experiência mínima de desktop GNOME com apenas um punhado de aplicativos pré-instalados, como o navegador Mozilla Firefox, o emulador de terminal GNOME Console, o aplicativo de edição de texto GNOME Text Editor, o editor de código Zed, o visualizador de imagens Loupe do GNOME e as extensões GNOME.
No entanto, o Serpent OS suporta aplicativos Flatpak se você precisar instalar os aplicativos de que precisa, mas o suporte Flatpak não é instalado por padrão nesta versão pré-alfa.
O desktop GNOME é mantido muito limpo para uma experiência pura. Há apenas uma extensão GNOME habilitada por padrão para habilitar o suporte AppIndicator e KStatusNotifierItem e suporte legado ao ícone da bandeja para o GNOME Shell.
Claro, você pode instalar qualquer extensão GNOME que desejar para personalizar totalmente sua experiência de desktop.
O Serpent OS ainda não tem um instalador gráfico. No momento, ele vem com um instalador de linha de comando que pode ser acessado do terminal digitando o comando sudo lichen, que é destacado quando você abre o emulador de terminal do Console.
À primeira vista, é um instalador CLI bem legal, mas requer particionamento manual.
Em uma postagem de blog, Ikey Doherty disse que:
“Para diminuir o uso casual, é necessário particionar manualmente o disco antes de executar o instalador (net). Você pode usar o fdisk para criar um disco GPT com uma partição de sistema EFI (obrigatória) e uma partição XBOOTLDR opcional. Atualmente, isso também precisa ser FAT32 até integrarmos o suporte ao driver systemd-boot. Por fim, é claro, você precisará de uma partição raiz grande o suficiente”
O Serpent OS é uma distribuição independente escrita do zero por Ikey Doherty, o que significa que não é baseada em uma distribuição GNU/Linux existente.
Portanto, ele usa sua própria ferramenta de gerenciamento de pacotes chamada MOSS, que é escrita em Rust, suporta rollbacks offline e parece ser muito intuitiva. Claro, o Serpent OS tem seu próprio repositório de pacotes.
Ikey Doherty explica o fato de que o gerenciador de pacotes MOSS gera uma nova árvore de sistema de arquivos (/usr) em uma área de preparação para cada transação como uma transação completa e sem estado do SO.
Quando um pacote é instalado com sucesso, todos os gatilhos de transação são executados em um namespace privado (contêiner) antes de finalmente ativar a nova árvore /usr.
O Serpent OS seguirá um modelo de lançamento contínuo, onde você instala uma vez e recebe atualizações para sempre.
Por isso, ele sempre oferecerá aos usuários as melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux. Por exemplo, esta versão pré-alfa é alimentada pelo kernel Linux 6.10.
No próximo lançamento, Ikey Doherty promete mais opções de instalador para permitir que os usuários instalem o ambiente de desktop COSMIC baseado em Rust do System76, que será lançado na próxima semana, em 8 de agosto de 2024, como parte da tão esperada distribuição Pop!_OS 24.04.
Ikey Doherty também me disse que o Serpent OS eventualmente oferecerá suporte a outros desktops populares, como o KDE Plasma, e que o ISO final oferecerá suporte a um modo de quiosque do instalador com instalador de rede para aqueles com conectividade limitada à Internet. Além disso, um instalador gráfico está em andamento.
Baixe e experimente o primeira imagem ISO do Serpent OS
A primeira imagem ISO do Serpent OS já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux