Foi lançada a ASWF para unir Hollywood e o software livre e de código aberto. Confira os detalhes dessa importante iniciativa, cinematográfica.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
A Linux Foundation tem um novo projeto ao seu portfólio e faz isso em colaboração direta com ninguém menos que a Academy of Motion Picture Arts and Sciences of the United States (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos), a entidade conhecida por sediar o Oscar, um dos prêmios mais importantes do cinema comercial.
Lançada a ASWF para unir Hollywood e o software livre e de código aberto
A Academy e a Linux Foundation anunciaram a criação do Software Foundation Academy (ASWF), uma iniciativa que visa “proporcionar um fórum neutro para desenvolvedores de software open source na indústria cinematográfica e indústrias de mídia relacionadas com o objetivo de compartilhar recursos e colaborar em tecnologias para a criação de imagens, efeitos visuais, animação e som”.
Sobre isso, Dawn Hudson, CEO da Academia comentou o seguinte:
“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Linux Foundation para esta iniciativa vital que incentiva mais inovação, mais colaboração, mais criatividade entre os artistas e engenheiros em nossa comunidade. A Academy Software Foundation é fundamental para a missão da nossa Academia: promover as artes e as ciências cinematográficas.”
Do outro lado, Jim Zemlin, diretor executivo da The Linux Foundation complementou:
“O software de código aberto permitiu que desenvolvedores e engenheiros criassem efeitos visuais incríveis e a animação que vemos todos os dias em filmes, televisão e videogames. Com o ASWF, oferecemos uma casa para essa comunidade de desenvolvedores de código aberto colaborar e impulsionar a próxima onda de inovação.”
Mas a Linux Foundation e a Academy não estão sozinhas nesta empreitada. Eles contam com o suporte da Intel, Cisco, Autodesk ou Google Cloud, além de gigantes como a Walt Disney Studios, a Pixar, a DreamWorks, a Weta Digital, a Blue Sky Studios, a Animal Logic ou a DNEG, além da desenvolvedora de jogos Epic Games.
Sobre isso, David Morin, chefe de Projeto de Pesquisa de Código Aberto da Academy disse o seguinte:
“Nos últimos 25 anos, engenheiros de software têm desempenhado um papel cada vez mais importante nos filmes mais bem sucedidos do nosso tempo. O ASWF está preparada para fornecer financiamento, estrutura e infra-estrutura para a comunidade de código aberto, para que os engenheiros possam continuar a colaborar e acelerar o desenvolvimento de software para cinema e outros meios de comunicação durante os próximos 25 anos.”
Com o lançamento de um projeto como o Academy Software Foundation, uma realidade crescente foi certificada: Linux, e especialmente software livre e de código aberto, são cada vez mais importantes em todos os setores devido à sua natureza proativa com inovação tecnológica e a indústria de entretenimento eletrônico não é exceção.
Para completar, na imagem que você pode ver acima entre as linhas, muitos aplicativos e ferramentas de área de trabalho estão incluídos; temos exemplos como Pixar e vimos como Linux fez fundações tecnológicas de filmes como gravidade, Interstellar ou O Hobbit, que também utilizou o desktop KDE e utilitários gráficos.