LABWC 0.7.2 lançado com novidades, correções e melhorias

E foi lançado o labwc 0.7.2 com novidades, correções e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

LABWC é um compositor Wayland empilhável baseado na biblioteca WLROOTS projetada pelo pessoal da Sway. Entre as funcionalidades do LABWC estão o chamado minimalismo, implementação compacta, altamente customizável e de alto desempenho.

Ele está em desenvolvimento há alguns anos como um compositor Wayland de empilhamento de janelas, e código do projeto é escrito em C e é distribuído sob a licença GPLv2.

O Labwc se baseia na biblioteca wlroots e é inspirado no Openbox para este compositor de empilhamento de janelas que é leve e busca um design bastante simples.

Além disso, é possível conectar plugins com a implementação de funções como tirar screenshots, exibir papéis de parede na área de trabalho, colocar o painel e menus.

Por exemplo, existem três opções para escolher no menu do aplicativo: bemenu, fuzzel e wofi. Você pode usar o Waybar como um painel. Enquanto o skin, o menu básico e as teclas de atalho são configurados usando arquivos de configuração no formato xml.

Agora, o projeto lançou seu última atualização, o labwc 0.7.2.

Novidades do labwc 0.7.2

A nova versão do LABWC 0.7.2 foi lançada e nesta nova versão foi apresentada uma série de acréscimos significativos, correções e melhorias entre os quais se destacam o suporte para configurar métodos de entrada como Fcitx5, utilizando os protocolos text-input-v3 e input-method-v2, também é uma interface para editá-los (incluindo janelas emergentes do IME).

Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão é a configuração “menu > ignoreButtonReleasePeriod”, para evitar o cierre incorreto dos menus ou a seleção acidental de um elemento que permite definir até que ponto os botões do mouse serão ignorados.

Isso é útil para evitar seleções involuntárias de elementos ou fechamentos acidentais de menu e equivalente a “” no Openbox.

Além disso, agora é possível usar sombras paralelas nas janelas renderizadas no lado do servidor. Para habilitá-los no bloco “theme”, foi introduzida a configuração “dropShadows”, junto com as propriedades window.active|inactive.shadow.size e window.active|inactive.shadow.color para ajustar o tamanho e a cor das sombras.

No LABWC 0.7.2, é possível criar campos personalizados com formato estilo printf na configuração da interface de mudança de janelas.

Também foi adicionada a capacidade de especificar a âncora da interface como uma porcentagem da âncora da tela e ajustar o tamanho e a cor da moldura ao redor das miniaturas.

Também podemos descobrir que você adicionou a capacidade de definir variáveis de ambiente em arquivos *.env localizados no diretório environment.d e adicionou suporte para especificar um valor vazio para borrar uma variável de ambiente.

A capacidade de definir regras de janela baseadas no tipo de janela é outra das novidades que apresentam o LABWC 0.7.2, como por exemplo, windowRule type="", onde o tipo pode ser, por exemplo, NET_WM_WINDOW_TYPE_DESKTOP para um ventana XWayland, proporcionando um nível adicional de personalização e controle.

Das demais mudanças que se destacam no labwc 0.7.2, temos:

  • Adicionada regra ignoreConfigureRequest, que permite ignorar solicitações de configuração de clientes X11 para alterar o tamanho e a posição da tela.
  • Adicionado suporte para seções “none” em loops <action name="ForEach">, que são acionadas quando não há correspondências bem-sucedidas.
  • Adicionada opção “-S” para executar um comando na inicialização e fechar o gerenciador composto quando o comando terminar.
  • Adicionado suporte para menus canalizados compatíveis com Openbox.
  • Nos temas, agora é possível especificar a cor da transparência utilizando o formato “#aabbccff”.
  • Agora é possível configurar o encaixe na borda da tela.
  • Adicionado suporte para calibração de dispositivos de entrada.
  • Agora é possível definir um prefixo para nomes de desktops virtuais na interface de comutação de desktops.
  • Você pode definir um dispositivo de saída alternativo ( LABWC_FALLBACK_OUTPUT) que será selecionado se os dispositivos de saída primários não estiverem disponíveis. Isto é útil, por exemplo, ao iniciar um servidor VNC.
  • Adicionada a configuração <windowSwitcher allWorkspaces="yes">, que permite que o alternador de janelas exiba janelas de todos os desktops virtuais.
  • É possível executar um script ao desligar o sistema.

Para saber mais sobre essa versão do labwc 0.7.2, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o labwc

Para instalar a versão mais recente do labwc nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
LABWC, um servidor para Wayland e uma alternativa ao Openbox

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.