Em uma decisão unânime, o Conselho do Kubuntu decidiu que o Kubuntu 24.04 LTS não usará o KDE Plasma 6 por padrão.
O membro do Conselho do Kubuntu, Rick Timmis, compartilhou uma visão geral de uma reunião recente na qual foi “acordado por unanimidade” em, entre outras coisas, preparar um alfa do KDE Plasma 6 visando o lançamento 24.10, previsto para outubro, em vez do lançamento LTS de abril.
Kubuntu 24.04 LTS não usará o KDE Plasma 6 por padrão
O líder do Ubuntu Studio, Erich Eickmeyer, também se refere ao acordo sobre o Discourse, confirmando que “o Conselho do Kubuntu votou unanimemente para permanecer no Plasma 5 por enquanto”.
“Sou o líder do Ubuntu Studio, que também usa Plasma, e teria algo a dizer sobre qualquer transição de última hora (neste momento) com muito pânico na minha voz”, acrescenta Eickmeyer.
KDE Plasma 6.0 será lançado em 28 de fevereiro. Kubuntu 24.04 LTS será lançado em 25 de abril.
“Tempo suficiente, certo?”, você pergunta.
Não exatamente.
O congelamento de recursos do Ubuntu 24.04 e o congelamento de importação do Debian ocorrerão em 291 de fevereiro, o que significa que não há realmente tempo para obter um ambiente de desktop completo, estruturas subjacentes e aplicativos necessários onde eles precisam estar, importar, integrar e iterar neles e, em seguida, testar se tudo funciona bem junto.
E os testes são extremamente importantes, dado que o Kubuntu 24.04 é uma versão de suporte de longo prazo – e o KDE Plasma 6 apresenta inúmeras mudanças que abrangem toda a amplitude da experiência de desktop (sem mencionar que o padrão é Wayland, que os usuários do Kubuntu podem estar ansiosos para usar). ).
Portanto, atrasar o KDE Plasma 5 pode parecer decepcionante, mas é ‘melhor a estrada bem percorrida’ – os lançamentos LTS precisam ser o mais sólidos possível. As pessoas confiam neles!
Além disso, o KDE Plasma 5.27 é uma ótima versão para seguir. É rápido, bem caracterizado e confiável.
E haverá muitos outros motivos para atualizar para o Kubuntu 24.04, como milhares de pacotes atualizados nos arquivos, o kernel Linux 6.8, drivers gráficos mais recentes e muito mais.
Além disso, sempre há uma chance de o PPA de backports do Kubuntu disponibilizar o KDE Plasma 6.0 para usuários LTS assim que o Kubuntu 24.10 for lançado em outubro.