Kubuntu 20.04 LTS lançado com KDE Plasma 5.18 LTS e muito mais

Dando continuidade a série 20.04, o Kubuntu 20.04 LTS foi lançado com o KDE Plasma 5.18 LTS e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Kubuntu é um dos sabores oficiais do Ubuntu que, diferente da versão principal que faz uso do ambiente de desktop Gnome, o Kubuntu usa o ambiente de desktop KDE.

Kubuntu 20.04 LTS lançado com KDE Plasma 5.18 LTS e muito mais
Kubuntu 20.04 LTS lançado com KDE Plasma 5.18 LTS e muito mais

Ou seja, o Kubuntu é uma distribuição Linux fácil de usar, baseada no software de desktop do KDE e no sistema operacional Ubuntu.

Agora, Kubuntu 20.04 LTS foi lançado com componentes atualizados e vários novos recursos, como parte dos lançamentos da série de sistemas operacionais Ubuntu 20.04 LTS.

Novidades do Kubuntu 20.04 LTS

O Kubuntu 20.04 LTS vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 LTS mais recente, suíte de software KDE Applications 19.12.3, Qt 5.12.8 LTS, Elisa 19.12.3 como player de música padrão em vez de Cantata, digiKam 6.4.0, KDEConnect 1.4.0, KDevelop 5.5.0, Krita 4.2.9 e Latte Dock 0.9.10.

Ele também remove o KDE PIM Suite da instalação padrão e adiciona o ZFS experimental no suporte ao instalador raiz.

Entre as novidades que se destacam nesta nova versão do Kubuntu 20.04 LTS, a maioria corresponde às do Ubuntu 20.04 LTS, como:

  • A inclusão da versão 5.4 do kernel do Linux, juntamente com todas as novidades e recursos desta versão.
  • O uso do algoritmo LZ4 para compactar o kernel e a imagem de inicialização inicial do initramf, reduzindo o tempo de inicialização devido à descompactação mais rápida dos dados.
  • A capacidade de usar o ZFS para instalar na partição raiz.
  • Que a distribuição terá 5 anos de suporte, o que significa que é compatível até 2025, enquanto que para as empresas, o Ubuntu 20.04 LTS será compatível por 10 anos como uma “versão de manutenção estendida” (ESM).
  • Nenhuma versão de 32 bits, apenas o suporte para pacotes que permanecem apenas no formato de 32 bits ou requerem bibliotecas de 32 bits é mantido, além da compilação e entrega de um conjunto separado de pacotes de 32 bits com bibliotecas.

Um dos recursos que diferem do Ubuntu 20.04 LTS em primeiro plano é o ambiente de desktop, que no Kubuntu podemos encontrar a nova versão do KDE Plasma 5.18 LTS, o que significa que esta versão do ambiente de desktop será atualizada e mantida pelos contribuintes do KDE pelos próximos dois anos.

Quanto às novidades desta versão, destaca-se o redesenho completo do sistema de notificação, integração com navegadores, redesenho da configuração do sistema, suporte aprimorado para aplicativos GTK (usando esquemas de cores, suporte a menus globais etc.), gerenciamento aprimorado de Múltiplas configurações de monitor, suporte para “portais” Flatpak para integração com desktop e acesso a configurações, modo de iluminação noturna e ferramentas para gerenciar dispositivos com a interface Thunderbolt.

Outro destaque é o seletor Emoji, que é iniciado quando você pressiona a tecla Meta (Windows) e a tecla de ponto (.) e ele aparecerá.

No lado do pacote, podemos ver que estão incluídos o KDE Applications 19.12.3 e a estrutura Qt 5.12.5.

Outra mudança importante que se destaca nesta nova versão do Kubuntu 20.04 é que agora, por padrão, é usado o music player Elisa 19.12.3, que substituiu o Cantata.

O Latte-dock foi atualizado para a versão 0.9.10, a nova versão do KDEConnect 1.4.0 está incluída, o Krita foi atualizado para a versão 4.2.9, Kdevelop 5.5.0.

Por outro lado, é mencionado que o suporte para aplicativos KDE4 e Qt4 foi descontinuado.

E que também foi proposta uma sessão experimental baseada em Wayland (após a instalação do pacote plasma-workspace-wayland, o item opcional “Plasma (Wayland)” aparece na tela de login).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Kubuntu 20.04 LTS

Por fim, se você estiver interessado em aprender mais sobre esta nova versão do Kubuntu 20.04 LTS, você pode baixar a imagem do sistema no site oficial e instalá-la no seu computador ou em uma máquina virtual para conhecer tudo o que isso oferece esa nova versão LTS do sistema.

A imagem ISO do Kubuntu 20.04 LTS já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 528

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.