E foi lançado o Krusader 2.8 com a opção de reabrir abas fechadas,e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Krusader é um gerenciador de arquivos avançado de painel duplo (estilo comandante) para o KDE, semelhante ao Midnight Commander (Linux) ou Total Commander (Windows),
É um gerenciador de arquivos avançado que oferece todas as opções de gerenciamento de arquivos que você poderia desejar.
Ele tem suporte para arquivos, sistemas de arquivos montados, FTP, módulo de pesquisa avançada, visualizador/editor, sincronização de diretórios, comparação de conteúdo de arquivos, renomeação recursiva de arquivos e muito mais.
Krusader oferece suporte para os seguintes formatos de arquivo compactado: tar, zip, bzip2, gzip, rar, ace, arj, lha e rpm, ele também pode lidar com outros KIOslaves como smb ou fish. Além disso, é altamente personalizável, fácil de usar, rápido e fica ótimo na área de trabalho.
Ele também suporta verificações de soma de verificação (md5, sha1, sha256-512, crc, etc.), para recursos externos (FTP, SAMBA, SFTP, SCP) e renomeação em massa por máscara.
O aplicativo possui um gerenciador de montagem de partições embutido, um emulador de terminal, um editor de texto e um visualizador de conteúdo de arquivo, a interface suporta guias, marcadores, ferramentas para comparar e sincronizar o conteúdo dos diretórios.
Para completar, o Krusader não precisa do ambiente de trabalho do KDE para rodar, mas o ambiente natural do Krusader é o KDE, porque ele depende dos serviços fornecidos pelas bibliotecas do KDE. Apenas algumas bibliotecas compartilhadas como as do KDE, QT, etc. são necessárias.
Agora, após quatro anos e meio de desenvolvimento, foi anunciado o lançamento da nova versão do gerenciador de arquivos de dois painéis Krusader 2.8.0, construído com Qt, tecnologias KDE e bibliotecas KDE Frameworks.
Novidades do Krusader 2.8
Nesta nova versão do krusader 2.8.0, destaca-se que foi adicionada a capacidade de reabrir abas fechadas recentemente e desfazer rapidamente o fechamento de uma aba no menu.
Outra das mudanças que se destacam na nova versão é que foram adicionadas as opções de expandir abas (“Expandir abas”) e fechar abas com duplo clique (“Fechar aba com duplo clique”), além da adição de configurações para altere as cores de primeiro plano e de fundo do campo usado para renomear.
Além disso, na caixa de diálogo “Nova pasta…”, são fornecidos o histórico de trabalho com diretórios e a saída de uma dica contextual do nome do diretório.
Adicionada a capacidade de duplicar a guia ativa com um clique do mouse enquanto pressiona a tecla Ctrl ou Alt, além de adicionar uma configuração para selecionar o comportamento do botão “Nova guia” (criar uma nova guia ou duplicar a atual).
Mais de 60 bugs foram corrigidos, incluindo problemas que ocorreram ao excluir diretórios, selecionar arquivos e trabalhar com arquivos ou arquivos iso.
Além disso, o painel ativo agora oferece a capacidade de espelhar o diretório de trabalho usado no terminal incorporado.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Ao renomear arquivos, a função de seleção cíclica de partes do nome do arquivo é fornecida.
- Adicionadas maneiras de abrir uma nova guia após a guia atual ou no final da lista.
- Adicionada a capacidade de redefinir uma seleção de arquivo com um simples clique do mouse.
- Adicionadas opções para ocultar itens desnecessários do menu Mídia.
- Vários diálogos oferecem a capacidade de remover itens do histórico de entrada usando a combinação Shift+Delete.
Para saber mais sobre essa versão do Krusader, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Krusader
Para quem estiver interessado em poder instalar este gerenciador de arquivos em seu sistema, poderá fazê-lo com bastante facilidade.
Antes disso, gostaria apenas de informar que, no momento da redação deste artigo, a nova versão do Krusader 2.8.0 ainda não está disponível nos repositórios do Ubuntu, mas os pacotes em várias distribuições já começam a ser atualizados, como como por exemplo no Debian, então é apenas uma questão de horas até que o novo pacote esteja disponível.
A instalação do Krusader no Debian e derivados pode ser feita abrindo um terminal e nele digitarão o seguinte comando:
sudo apt-get install krusader
Do mesmo modo, no Gentoo, use:
emerge krusader
No Fedora, use:
dnf install krusader
No Mageia, use:
urpmi krusader